Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “como viver o dia do aniversário”.
Como dizia um santo, o dia do aniversário deve ser um dia de ação de graças.
Neste sentido, veja o que disse uma vez Jesus à Gabrielle Bossis:
26 de Fevereiro. Meu aniversário. “Dê ao dia do teu aniversário, o nome de ‘Pai’, porque Eu sou quem te criou. E agradeça. Ama-me porque eu te tirei do nada. Agradeça por teu entendimento, por tua memória, por tua vontade. Eu te dei tudo isto antes que tu poderias me dar alguma coisa. E eu te amei desde toda a eternidade. Tu existes no tempo e o tempo é curto. Tenha, pelo menos, a intenção de amar-me sem descanso, como correspondência ao Meu grande amor.
Dê também ao dia do teu aniversário o nome de ‘Mãe’, pois as mães festejam o dia do aniversário… Que mãe é mais Mãe do que Eu? Olha o que minha ternura fez contigo: verás que não existe uma mãe que tenha salvado o seu filho como Eu te salvei. Dê-me, pois teus bons desejos na “Minha festa, Minha querida filha. O que é teu é também Meu, na entranha do teu ser; porque tu és um sopro Meu, e eu Sou mais íntimo que tu mesma…
Olha-me como se Eu fosse uma meta. E recomeça sem cansar-te, cada dia, na paciência, sem jamais contar só contigo. Sabes? As crianças, quando querem subir, se agarram à saia da sua mãe. Pega. Pega Meus méritos, pega o Meu Braço. Pega o Meu Coração” (Ele e eu, Gabrielle Bossis).
Que bonitas são estas palavras de Jesus, não é verdade!
E a primeira coisa que diz é que devemos agradecer a Ele o dia do nosso aniversário, pois Ele nos deu tudo: a nossa vida, o nosso ser, a nossa inteligência, a nossa vontade, etc.
De fato, quantas coisas temos para agradecer!
Começando pelo dom da vida! Poderíamos não existir. No entanto, Deus de alguma maneira se enamorou de nós e nos trouxe à existência.
Depois, temos que agradecer ter os pais que temos, ter recebido a educação que recebemos, ter os talentos que temos, ter podido estudar em determinada escola, ter a saúde que temos, ter a fé que temos, etc, etc.
Lembro-me numa ocasião um amigo ter me contado que decidiu agradecer a Deus tudo o que tinha na sua vida no trajeto que fazia do ponto de ônibus até a sua casa. Eram cerca de dez minutos. Pensava que logo acabaria a sua relação de agradecimentos. No entanto, fazendo esta experiência, percebeu que precisaria passar horas e horas agradecendo tudo o que Deus lhe havia dado.
De fato, a bondade divina é imensa! E há coisas que sentimos vontade de agradecer sem parar até o final da nossa vida.
Vivamos o aniversário de uma maneira especial: unidos a Deus, unidos a nada mais nada menos que o autor da nossa vida. A um Deus que não é só Deus, por assim dizer, mas Pai e muito Pai. Um Pai cheio de amor e de ternura. De um amor infinito! Se são os pais os que mais se alegram no aniversário do seu filho, Deus é quem mais se alegra neste dia tão especial que nos trouxe à existência para vivermos um amor indizível com Ele.
E, para aqueles que tem fé, diria ainda mais: vivam o dia do aniversário dando um grande presente a Deus: confessando, se possível, neste dia ou em torno a este dia. Assistindo, se possível, a Santa Missa. Se vivermos assim, não resta a menor dúvida: serão dias extremamente marcantes, especialíssimos, dias que prepararão o nosso encontro definitivo com Deus.
Que Deus abençoe a todos nesta semana!
Padre Paulo