Gostaria de falar esta semana sobre um tema importante que é aprender a ouvir a Deus.
Não há questão mais importante na relação com Deus do que esta: ouvi-lo! Se não sabemos ouvi-lo:
– nunca seremos guiados por Ele;
– nossa relação com Ele ficará manca, só de um lado: do nosso lado para Ele;
– nunca o amaremos de verdade, pois o amor supõe o diálogo, a sintonia.
Para aprender a ouvi-lo é importantíssimo saber como Deus fala conosco. E, como vocês já perceberam, Deus não nos fala, como muitos gostariam, enviando um anjo para nos dizer qual é a sua vontade.
Deus nos fala de um modo que é de uma imensa sabedoria: nos fala “inspirando a nossa consciência, soprando na nossa consciência”.
Alguns se espantam quando ouvem dizer que Deus nos fala deste modo tão simples. Mas nós não devemos nos espantar, pois como falei, este modo de falar de Deus é de uma imensa sabedoria!!!
É de uma imensa sabedoria, pois:
– Deus é simples e quer falar para as pessoas simples;
– Deus é delicado e não quer forçar nada a ninguém. Se Ele aparecesse para nos dizer as coisas, ou se enviasse um anjo para nos comunicar a sua vontade, seríamos como que “forçados” a seguir os seus conselhos. Deus não quer isto. Deus quer respeitar totalmente nossa liberdade;
– Deus quer sempre provar a nossa confiança. E prova a nossa confiança quando a sua manifestação é quase invisível, como é o caso, por exemplo, de quando Ele fala conosco. Ele fala por algo quase invisível: pelo sussurro, sussurrando a sua vontade na nossa consciência.
Portanto, Deus nos fala inspirando a nossa consciência, sussurrando na nossa consciência!!!
Alguém, neste momento, poderá dizer: se Deus fala deste modo tão simples, inspirando a nossa consciência, como eu sei se o que vem na minha consciência é fruto do meu pensamento ou é fruto da inspiração divina?
Esta é uma questão fundamental e a sua resposta é muito simples:
– toda vez que nos pomos na presença de Deus e perguntamos algo a Ele, toda inspiração boa que vem neste momento vem de Deus.
É com esta simplicidade que Deus nos fala!!! Costumo dizer que. lembrando o velho refrão, “para bom entendedor, meia palavra basta!”
Deus é assim: é simples! Não complica as coisas. Nós é que costumamos complicar as coisas. Deus fala na simplicidade e as pessoas simples o ouvem.
Façamos a experiência de falar com Deus e ouvi-lo. Assim teremos a partir de agora um Mestre maravilhoso para a nossa vida. O melhor de todos os mestres!!! E além de tudo, começaremos a amá-lo de verdade, com ida e volta: falando para Ele e escutando tudo o que tem para nos dizer.
Façamos a experiência de falar com Deus e ouvi-lo não só em alguns momentos do dia, mas o dia inteiro. Assim o nosso dia se encherá de um profundo Amor e uma profunda Paz.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo