Beber das fontes de Cristo

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a meditação sobre o Evangelho”.

Segue abaixo uma bela reflexão acerca do valor da meditação sobre os Santos Evangelhos, de um sacerdote chamado Padre Francisco (www.padrefaus.org).

Beber das fontes de Cristo


Um dia em que Jesus se encontrava em Jerusalém, participando da grande festa dos Tabernáculos, «estando de pé, exclamou: “Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim… do seu interior jorrarão rios de água viva”» (Jo 7, 37-38).


(…) Há muitas fontes de «água viva» (Jo 4,10) (…) Hoje, na nossa reflexão, vamos fixar o olhar apenas numa delas: a meditação sobre o Santo Evangelho, a “lectio divina”.


As quatro fontes


Você conhece bem o rio de águas vivas que é o Evangelho? É um único rio formado por quatro fontes: os Evangelhos escritos por São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. (…)


E que águas vivas encontramos nos Evangelhos? Eles narram – de modo simples e vivo – a vida de Jesus, o Filho de Deus, e nos transmitem a riqueza inesgotável das suas palavras, dos seus ensinamentos (ver Jo 21,25).

(…)

A vida que nasce das fontes


Convença-se de que a nossa vida precisa, mais do que do ar que respiramos, das palavras de Jesus (e de seus exemplos, que são também “palavras”). Só elas nos fazem viver de verdade, só elas nos fazem transformar em “vida autêntica” cada instante da nossa existência:


1) Se tivermos dúvidas sobre o caminho a tomar, sobre as soluções a adotar, Jesus nos dirá: «Eu sou o Caminho» (Jo 14,6). E, se aprendermos a meditar sobre o Evangelho, não demoraremos muito a ganhar facilidade para captar – com a ajuda do Espírito Santo – a resposta que Jesus nos quer dar naquele caso concreto: “Segue este caminho, faz isso e não aquilo”…


2) Se duvidarmos da verdade, neste mundo de ideias confusas e interpretações divergentes, Jesus nos dirá: «Eu sou a Verdade» (Id.), e, ao meditarmos sobre o Evangelho, fará brilhar na nossa alma a luz nítida e brilhante da Verdade que Ele transmitiu à sua Igreja e quer fazer irradiar sobre cada um de nós.


3) Se sentirmos a vida vazia, se perdermos o sentido da nossa existência, se acharmos que tudo nos desencanta, que tudo se desgasta, que tudo murcha, Jesus nos dirá: «Eu sou a Vida» (Id.), e, ao meditarmos sobre o Evangelho, nos fará ver panoramas de renovação de vida, ideais novos, possibilidades belíssimas até então insuspeitadas. E exclamaremos, comovidos, como São Pedro: «Senhor, a quem iríamos nós? Só tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6,68).

A leitura dos Santos Evangelhos é a leitura mais valiosa que podemos fazer na nossa vida. Muitos santos diziam: “Nos Santos Evangelhos está tudo”!!! De fato, neles está Jesus, que é o Amor dos Amores, e toda a sua sabedoria, que é fonte inesgotável para nós de alegria, força, paz, consolo etc.

Saibamos, portanto, encontrar nem que sejam cinco minutos diários para lê-los, meditar sobre eles, saboreá-los. Se assim o fizermos, tenham a certeza, a vida de vocês começará a ter outro colorido. Vale a pena!

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo

Sobre o autor