Como viver a Quaresma

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “como viver a Quaresma

Nesta próxima quarta-feira começará a Quaresma. A Quaresma sempre começa depois do Carnaval.
 
Na verdade deveríamos dizer que o Carnaval sempre começa antes da Quaresma. Por quê? Porque, como antigamente as pessoas ficavam todo o período da Quaresma sem comer carne, criou-se um costume de festejar os dias anteriores à Páscoa com uma festa na qual as pessoas comiam carne à vontade, pois sabiam que depois passariam um bom tempo sem comê-la. Daí surgiu o nome de carnaval, que vem do latim: carne vale, vale comer carne, pode-se comer carne.
 
O que é a Quaresma, qual é o seu sentido?
 
A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa. A Páscoa, por sua vez, é a grande festa da Igreja, a maior de todas, pois é a festa da salvação, a festa do dia em que se cumpriu a promessa de Deus, que nos perdoaria e nos abriria novamente as portas do Céu, as portas da felicidade infinita junto com Deus. E a nossa salvação se deu com a morte de Cristo na Cruz e unida à sua ressurreição no domingo, chamado a partir deste dia de domingo de Páscoa. Cristo com a sua ressurreição provou a todos nós que é Deus e que venceu a morte, venceu o pecado. A palavra Páscoa vem de passagem, e nós lembramos a passagem memorável de Cristo na terra para nos salvar. É a mesma palavra que se utiliza para a Páscoa do Antigo Testamento, em que o Anjo exterminador passou salvando o povo judeu, o povo de Deus, da escravidão do Egito. A Páscoa do Novo Testamento, que é a Páscoa que comemoramos, é mais importante, pois foi a vitória da pior escravidão que existe, que é a escravidão do pecado, que nos afasta de Deus, dos homens, e nos impede de ter uma eternidade feliz junto de Deus.
 
Como a Páscoa é uma festa importantíssima, ela começou a ser preparada com dias de antecedência, até que se fixaram quarenta dias, fazendo alusão aos quarenta dias que Cristo passou jejuando, fazendo penitência no deserto, antes de começar a vida pública.
 
E a Quaresma começa com a Quarta-Feira de Cinzas. E aí alguém poderia perguntar: por que estas cinzas? Porque as cinzas nos lembram a brevidade da vida. É como se Deus quisesse nos dizer: olha, sua vida é breve; dentro em pouco você estará na minha presença e poderá ir ao Céu só se você morrer colocando-me em primeiro lugar na sua vida e só depois de ter se purificado de todos os seus pecados.
 
Então a Quaresma nos diz: olha, sua vida é breve. Esses quarenta dias são como toda a sua vida. Aproveite estes quarenta dias para se converter para mim, de todo o coração, e para você se purificar dos seus pecados.
 
Então a mensagem principal da Quaresma é de “conversão”, enquanto é tempo, e “purificação” dos pecados. Daí a Igreja recomendar as três práticas tradicionais: oração, jejum e esmola.
 
Oração: para nos convertermos de verdade para Deus, para colocá-lo em primeiro lugar, para amá-lo como Ele nos disse: “Com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força, com todo o teu entendimento”, para amá-lo cumprindo todos os seus mandamentos, temos que rezar bastante para conseguir isso, pois nos apegamos ao pecado e nos afastamos de Deus.
 
Jejum: o jejum são as penitências. Como eu consigo converter o meu coração? Como eu consigo purificá-lo? Fazendo penitência. Dizendo não a coisas para as quais eu estou dizendo sim e estão me afastando de Deus. Ou dizendo sim a coisas para as quais eu estou dizendo não e estão me afastando de Deus. Assim, por exemplo, posso fazer o jejum do egoísmo, pois ele está me impedindo de ir à missa aos domingos, por pensar só em mim; posso fazer o jejum dos olhos, pois eles estão me fazendo pecar olhando para coisas que não devo. E assim por diante.
 
Esmola: quem dá esmola faz uma caridade. Ou seja, a esmola é fruto do amor. De fato, se nosso amor por Deus é pequeno, não vamos estar tão perto dEle, não fazemos força para nos converter, não vamos entender a penitência e nem ter força para fazê-la. A Quaresma é um tempo, portanto, para crescer no amor a Deus e no amor ao próximo. Sermos mais generosos em dar tempo a Deus e sermos mais generosos em dar tempo aos outros.
 
É assim que se vive a Quaresma. Pensemos, portanto, qual é a conversão que Deus me pede neste ano, rezemos e façamos penitência para alcançá-la. E pensando com a imposição das cinzas: esta vida é breve.

Que Deus vos abençoe!

Padre Paulo

Sobre o autor