Doença

Gostaria de falar esta semana sobre a doença.

O que o espírito cristão tem a dizer sobre a doença?

A primeira coisa que temos que pensar é que se Deus quisesse, não existiria a doença. A doença só existe porque Deus a permite.

E, por que Deus a permite? Porque dela podem vir muitos bens espirituais. Por exemplo:
– o reconhecimento de que somos frágeis, de que somos pó
– a necessidade de recorrer a Deus para pedir ajuda
– a compreensão com os que sofrem
– a união dos familiares
– propiciar uma ocasião para parar e pensar na vida, etc, etc

Não é verdade que os bens que dissemos acima são muito importantes? Não é verdade que, se não sofrêssemos, não aprofundaríamos nestes valores? Reconhecer, por exemplo, que somos frágeis, que somos pó. Quantas pessoas conhecemos que por terem saúde e uma ótima situação econômica sentem tão seguras de si que a preocupação com Deus inexiste. No entanto, quando contraem um doença mais séria começam a pensar mais em Deus e decidem colocá-Lo em primeiro lugar na sua vida.

Não é verdade que a doença propicia uma união familiar mais intensa? Não é verdade que quando uma pessoa está doente e nos provocou mágoas na vida passada, nessa hora o nosso coração se dilata e deixamos de lado estas mágoas, perdoamos e estreitamos a nossa relação com ela? Quantas barreiras familiares se evaporam nesta hora!

Não é verdade que é quando adoecemos que podemos parar um pouco e pensar melhor na nossa vida: repensar nos nossos valores, repensar no sentido da vida, repensar no rumo que estamos dando ao trabalho, à família, etc. Necessitamos destas pausas e a dor da doença nos leva a ir mais a fundo nestes questionamentos tão importantes para nós.

Outro bem importantíssimo que se pode obter com a doença é oferecer o sofrimento que se padece com ela por qualquer intenção que quisermos: por alguém que está precisando de emprego, por alguém que está sofrendo uma doença grave, por alguém que está afastado de Deus, etc. A oração dos doentes tem um valor precioso diante de Deus!

Que estas ideias nos ajudem a ver a doença de um modo positivo, seja uma dor de cabeça, uma gripe ou até uma doença mais séria. Que estas ideias nos ajudem a oferecer qualquer padecimento pelo bem das almas. E nunca esqueçamos que Deus acompanha de modo especialíssimo todo aquele que sofre, pois nunca deixa de ser um bom pai que cuida com carinho de todos os seus filhos.

Para aqueles que Deus está permitindo que padeçam uma doença grave, lembrem que Deus sabe o que faz, lembrem que esta doença pode ser uma grande ocasião de purificação dos pecados da vida passada, lembrem que você está sendo Cireneu, que ajudou Cristo a carregar a Cruz para a salvação dos homens. Lembrem da bem-aventurança de Cristo: bem-aventurados os que sofrem porque serão consolados. Nenhuma dor ficará sem consolo, um consolo que virá, nada mais nada menos, do que das mãos de Deus!

Uma santa semana a todos!

Sobre o autor