Espírito Santo

Olá todos!
Hoje é a grande festa de Pentecostes.
Esta festa já existia no Antigo Testamento e era comemorada 50 dias após a Páscoa.Daí o seu nome. A origem da festa remontava a uma antiquíssima celebração em que se davam graças a Deus pela safra do ano, em vésperas de ser colhida.
Depois acrescentou-se a essa comemoração, que se celebrava cinquenta dias depois da Páscoa, a da promulgação da Lei dada por Deus no monte Sinai.Depois, por desígnio divino, a colheita material que os judeus festejavam com tanto júbilo converteu-se, na Nova Aliança, numa festa de imensa alegria: a vinda do Espírito Santo com todos os seus dons e frutos.

Como sabemos, o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Por que é importante falar dEle?

– porque é uma das Pessoas da Santíssima Trindade;
– porque não costumamos lembrar dEle; nos dirigimos normalmente, nas nossas orações, ao Pai e ao Filho (Jesus Cristo);
– porque o Espírito Santo mora na nossa alma em graça, somos Templos do Espírito Santo;
– porque o Espírito Santo é quem nos dá dons inefáveis para a nossa alma: o dom da sabedoria, do entendimento, do conselho, da ciência, da fortaleza, da piedade e do temor de Deus;
– porque o Espírito Santo é o Amor e nos dá o amor.

Queria comentar uma das realidades ditas acima: somos Templos do Espírito Santo!

Que fato impressionante!!!

Se estamos em graça, Deus, o próprio Deus, mora na nossa alma. Somos portanto, Sacrários ambulantes! Deveríamos fazer, pensando apenas em voz alta, genuflexão diante das pessoas que estão em estado de graça porque, como nos Sacrários das Igrejas, levam Deus dentro da sua alma.

Isso tem que nos levar a algumas conseqüências:
– querer sempre estar em estado de graça (perdemos quando cometemos um pecado mortal: faltar à Missa sem motivo; pecar contra a castidade); recuperamos o estado de graça ao fazermos a confissão;
– voltar-nos mais para dentro da nossa alma; porque ficarmos olhando para fora, para as vitrines, para as pessoas, se o Espírito Santo está dentro de nós? Converso com o Espírito Santo frequentemente? Peço o seu amor, que me ilumine?
– cuidar mais do nosso corpo.

Falando de cuidar mais do corpo, lembro-me de uma vez que fui ao médico e ele me perguntou se estava fazendo os exercícios que me havia indicado. Disse que não. Então, ele não perdeu a ocasião: você não sabe que seu corpo é Templo do Espírito Santo? Fiquei sem palavras. Não tive mais remédio do que pedir desculpas e prometer que faria tais exercícios.

Cuidar, portanto, do nosso corpo. Busquemos, sobretudo, a pureza do nosso corpo, não manchando-o com coisas impuras, vivendo com amor a virtude da castidade, apesar de que muitas pessoas hoje não se preocupem com isto.

E, por que Deus fará morada dentro de nós?
Para divinizá-la, para santificá-la.

Enquanto no Antigo Testamento a santidade era buscada obedecendo a Deus, cumprindo os seus mandamentos, com uma ajuda mais externa de Deus, agora o Espírito Santo estará dentro da nossa alma inspirando-nos,  insuflando os seus dons, santificando-nos através da graça e da sua presença inefável.

Dizemos também que o Espírito Santo estará dentro da nossa alma para transformá-la em imagem e semelhança de Cristo. E assim também cada um de nós reproduzirá a vida de Cristo, fazendo, de alguma forma, o que Ele fez sobre a terra.

O Espírito Santo, então, entrando em nossas almas, transformando-a em Cristo, renovará a face da terra.
Porém para que isto aconteça, temos que deixar o Espírito Santo fazer o seu Pentecostes em cada um de nós.

Vir com o seu vento impetuoso, com o seu fogo, embriagando- nos com o seu Amor, com os seus dons.

Para que o Espírito Santo possa fazer o seu Pentecostes, precisamos ser dóceis à suas inspirações, às suas graças.

E isso acontecerá se crescermos no amor, na intimidade com o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Lição: Crescer na devoção ao Espírito Santo dirigindo-se a Ele muitas vezes ao dia sabendo que ele mora na nossa alma em graça realizando a missão mais importante que há na face da terra: transformar-nos em Cristo.

Que Deus vos abençoe!
Padre Paulo M.Ramalho

Sobre o autor