Eucaristia: presença de Jesus nos Sacrários

Olá todos!

Gostaria de falar desta vez sobre a presença de Jesus nos Sacrários das Igrejas.

Como vivemos em tempos de um forte “materialismo”, passa quase despercebida a presença de Deus, criador de todo o universo, nos Sacrários das Igrejas. Mas é isso que a Igreja afirma a todos os seus fiéis.

Como podemos acreditar nisto? Uma boa forma de apoiar a nossa fé são os famosos milagres eucarísticos. Um deles é o famoso milagre de Lanciano, cidade italiana da região dos Abruzzo (mas há centenas deles nos mundo inteiro).

O que ocorreu nesta cidade? No mosteiro de São Legoziano, onde habitavam os monges de São Basílio, agora chamado de São Francisco, havia um monge que não era muito firme na sua fé e todos os dias era assaltado pela dúvida de que a Hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o Vinho o Seu verdadeiro Sangue. Apesar disso, nunca foi abandonado pela graça divina, que o levava a orar e a pedir continuamente a Deus que lhe tirasse do coração este martírio que lhe afligia a alma.

Numa manhã, no meio do Santo Sacrifício, depois de ter proferido as Santíssimas palavras da consagração, o Hóstia consagrada converteu-se num pedaço de carne e o vinho consagrado em sangue. Diante deste espantoso milagre, ficou confuso e aterrado, permanecendo longo tempo como que transportado a um êxtase divino. Mas, finalmente, o temor deu lugar à alegria que lhe inundou a alma e, de rosto radiante, embora banhado de lágrimas, voltou-se para os que o rodeavam e disse: “é do Cristo muito amado”.
A estas palavras, o povo precipitou-se ávido e devoto para o altar e, aterrado, começou a chorar e a pedir misericórdia. A notícia de tão raro e singular milagre espalhou-se por toda a cidade e pelo mundo.

Este pedaço de carne e este sangue foram guardados num relicário e se conserva até hoje nesta igreja. Nos anos 70 a igreja permitiu que se fizesse uns exames nesta carne e neste sangue e chegou-se às seguintes conclusões:

1. O sangue do milagre eucarístico é verdadeiro sangue e a carne é verdadeira carne;
2. A carne é constituída por tecido muscular cardíaco;
3. O sangue e a carne pertencem ao gênero humano;
4. O sangue e a carne pertencem ao mesmo grupo sangüíneo, o que leva a pensar que provém de mesma e única pessoa, embora possam ter origem em duas pessoas distintas, pertencentes ao mesmo grupo sangüíneo;
5. As proteínas contidas no Sangue estão normalmente repartidas numa percentagem idêntica à do esquema seroproteico do sangue fresco normal;
6. Encontram-se no Sangue cloretos, fósforo, magnésio, potássio e sódio em quantidades reduzidas, assim como cálcio em grande quantidade; o diagnóstico histológico reconheceu como sendo do miocárdio a carne de Lanciano. (…)

Deus é Deus e pode fazer o que quiser. E uma das coisas que Ele pode fazer é ficar na Hóstia Consagrada. Aumentemos a fé na sua presença e, como consequência, visitemos com mais frequência Jesus nas igrejas. Que mistério: o próprio Deus criador do Céu e da Terra dentro de uma igreja e ela vazia ao longo do dia!

Como dizia São João Maria Vianney, o que mais vai nos impressionar quando chegarmos no Céu será a constatação de que esse Deus que neste momento estaremos vendo cara a cara, estava tão perto de nós, em cada igreja, em cada Sacrário, e nós não nos demos conta.

Para saber mais sobre o milagre de Lanciano, veja:
http://deusvivorj.sites.uol.com.br/lanciano.htm

Para ver a relíquia de Lanciano, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=1UY2kHRp8iA

Para conhecer outros milagres eucarísticos no mundo, veja:
http://www.therealpresence.org/eucharst/mir/port_mir.htm

Que Deus vos abençoe!

Pe. Paulo

Sobre o autor