Exame de consciência

Gostaria de falar desta vez sobre a importância de se fazer diariamente um exame de consciência.

Esta prática foi ensinada pelos santos e consiste em examinar, de preferência no final do dia, antes de deitar e fazer as nossas orações, como foi o nosso dia.

Por que é importante o exame de consciência? Por uma simples razão: quem não olha diariamente para os seus atos, não enxerga os seus erros, não melhora. Por que vemos pessoas que são teimosas e vão ficando cada vez mais teimosas? Por que vemos pessoas que são egoístas e vão se tornando cada vez mais egoístas? Uma das razões é porque não olha para si mesmo, não faz uma auto-crítica saudável. São como estes navios que saem de um porto e por não averiguarem constantemente a rota, chegam num destino que não tem nada a ver com o planejado.

Quem de nós não erra diariamente! Que bom seria se déssemos conta dos nossos erros e pouco a pouco fôssemos corrigindo.

Como se faz o exame de consciência?
– pôr-se na presença de Deus
– repassar o dia; Ex: ao acordar, não levantei na hora, fiquei enrolando vinte minutos na cama; na hora de tomar café, fiquei calado, não fui gentil e amável com meus familiares; saí atrasado de casa; na hora do almoço repeti a sobremesa sem necessidade, etc.
– pedir perdão a Deus por tudo isso que não fizemos bem
– agradecer a Deus o que fizemos de bom
– tirar um propósito pequeno para o dia seguinte; Ex: amanhã vou acordar na hora; amanhã vou sorrir mais; amanhã vou ser paciente com tal pessoa, etc.

Quanto tempo está recomendado que se faça o exame de consciência? Por volta de três minutos. Não é preciso mais do que isso. O importante é que o façamos todos os dias.

Boa semana a todos e que Deus os abençoe!

Pe. Paulo

Sobre o autor