Gostaria de falar desta vez sobre as férias. Como aproveitá-la, como torná-la útil?
Todos nós já tivemos a experiência de terminar umas férias com um mau sabor na boca, pois não soubemos aproveitá-la como poderíamos. Isso sempre se repetirá caso ela não seja aproveitada.
Nesse sentido, transcrevo aqui o que dizia um santo com relação ao descanso: “o descanso não é não fazer nada; é distrair-se em atividades que exigem menos esforço”. Descansar, portanto, não é ficar de “papo para o ar”, “deixar o tempo passar”, “ficar fazendo nada”. Descansar é ocupar o tempo com coisas interessantes, úteis, diferentes das que fazemos habitualmente: ler um livro, estudar uma língua (que será tão útil no futuro), fazer um pequeno conserto material em casa, ouvir uma música, fazer um passeio, visitar os amigos, assistir um bom filme, etc, etc.
Nesse sentido, aconselho a que vocês façam uma lista das coisas interessantes que poderiam se dedicar nas férias (pensando em quem nós queremos ser no futuro, surgem muitas idéias de como aproveitar o tempo hoje) e a partir desta lista façam um “horário de férias”. Isso mesmo, um “horário de férias”. Um horário mais light, logicamente, agradável, mas que nos ajude a aproveitar este tempo tão importante que temos na nossa vida.
Façam esta experiência e vocês verão o resultado!