Finados

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “novembro: mês das almas do Purgatório”.

Não sei se vocês sabem, mas o mês de novembro é, por um costume antiquíssimo, dedicado à memória das pessoas falecidas.

Quem de nós não tem saudades dos familiares, amigos, falecidos e não sente desejo de que estejam bem?

O que podemos fazer por eles? Sobretudo rezar!

O que a igreja oferece nestes dias?

Oferece uma grande graça! Oferece a possibilidade de lucrarmos uma indulgência plenária para alguém falecido.

O que é uma indulgência plenária? É uma graça que podemos obter para nós ou para alguém que apaga toda a dívida contraída pelos pecados. Numa palavra: se conseguimos lucrar uma indulgência plenária para uma pessoa falecida, se ela estiver no Purgatório, ela vai direto para o Céu. É o maior presente que podemos dar para uma pessoa falecida!

Como se obtém esta indulgência plenária no dia de finados? Há duas possibilidades. Transcrevo o que diz o Diretório Litúrgico:

Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente pelos defuntos, concede-se uma indulgência plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente do dia 1 de novembro ao dia 8 (…)

Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semipúblicos, igualmente lucra-se indulgência plenária, só aplicável aos defuntos: a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja durante a qual se deve rezar o Pai-Nosso e o Credo.

Além destas obras, não podemos esquecer que há umas condições para se lucrar qualquer indulgência plenária. As condições são as seguintes:
– confessar-se nos dias em torno à obra que se faz para lucrar a indulgência
– comungar nos dias em torno à obra que se faz para lucrar a indulgência
– rezar pelo Papa (ao menos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria)
– detestar o pecado

Não deixemos de rezar pelas pessoas falecidas. Elas nos agradecerão muito quando as encontrarmos!

E que tenhamos devoção às Almas do Purgatório. Que estejamos sempre rezando ou oferecendo algum sacrifício para que cheguem o quanto antes ao Céu.

Obs: neste ano o Papa Francisco estendeu a indulgência pelas almas visitando o cemitério para todo o mês de Novembro (https://arqbrasilia.com.br/indulgencias-plenarias-para-os-fieis-falecidos-se-prorrogarao-durante-todo-o-mes-de-novembro/)

Que Deus vos abençoe!

Pe. Paulo

Sobre o autor