Medo, insegurança

Gostaria de falar desta vez sobre algo que nos ronda continuamente e, se não sabemos como lidar com ele, podemos sofrer bastante: o medo.

Vocês já repararam como podemos ter medo de tudo: medo do escuro, medo da dor, medo da morte, medo de falar em público, medo de ser assaltado, etc, etc.

Por que temos este sentimento? Deus nos deu para nos proteger de situações perigosas. Só que, com o pecado original, este medo pode ficar meio descontrolado, exagerado. Um sinal de que está fora do lugar, é perder a paz. Cristo nos disse: “deixo-vos a paz, a paz esteja convosco”! Ou seja: um cristão deve estar sempre em paz! Se não está em paz é porque alguma coisa está fora do lugar.

Que coisa pode estar fora do lugar que nos leva a ter mais medo das coisas do que o normal?

– a falta de confiança em Deus. Deus está sempre do nosso lado e é todo-poderoso. Portanto, não há porque perder a paz.
– a vaidade: que é a preocupação excessiva com a nossa imagem. Se fiquei bem, se não fiquei bem, o que acharam de mim, o que vão achar. Deixar nas mãos de Deus o que os outros pensam ou vão pensar de nós. Façamos o que é correto em cada momento e deixemos todo o resto nas suas mãos.
– excessivo apreço pelo bem-estar. Leva-nos a ter um grande medo a tudo que suponha um pouco de sacrifício. O sacrifício faz parte da nossa vida. Jesus disse: “Quem quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Não há ninguém na terra que não tenha a sua cruz. Perder o medo da cruz, pois é Deus que a permite e, ao mesmo tempo, nos dá forças para carregá-la.

Existem outras coisas que podem estar fora do lugar que nos levam a ter mais medo do que o normal. Mas pensemos nestes aspectos que mencionamos acima. Pensemos nesta semana que medos nós temos e o que Deus nos diz a respeito dele. Vencer os medos excessivos é uma etapa importantíssima na nossa vida.

Que Deus vos abençoe!

Pe. Paulo

Sobre o autor