Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o melhor trabalho voluntário”.
Muitas pessoas me procuram dizendo que gostariam de fazer um trabalho voluntário. Nessa hora eu penso num trabalho voluntário que é acessível a todos nós e até mais importante do que o que as pessoas costumam pensar.
Esse trabalho é “levar Deus” às pessoas que vivem à nossa volta. Se há uma carência que muitas pessoas têm é a carência de Deus!!!
Fazer um trabalho voluntário para dar algo material às pessoas é muito importante, mas não é o mais importante. Quantas pessoas são carentes de realidades materiais e são felizes!
Eis aí um grande trabalho voluntário que podemos fazer a qualquer hora e em qualquer ambiente: ajudar as pessoas a ser mais felizes!!!
Como fazemos isso? Dando Deus a elas! Ou seja:
– preocupando-nos com elas;
– percebendo aquilo de que elas estão precisando: desabafar, receber uma palavra de consolo, um sorriso etc;
– dando um conselho espiritual a elas; por exemplo: deixe isso nas mãos de Deus, perdoe, procure pedir ajuda a Deus, confie mais em Deus, ofereça essa dor a Deus etc.;
– ajudando-as em alguma necessidade;
– fazendo festa ao estar com as pessoas;
– ensinando o nosso segredo de felicidade a elas: Deus, os ensinamentos de Deus, seu Amor etc.
Fazer isso é “ser luz” para as pessoas. Ser luz de amor, de alegria, de paz. E, quanto mais temos Deus, mais amor, alegria e paz teremos. As pessoas estão sedentas de luz!!! Estão sedentas de amor, de alegria, de paz.
Não é esse um trabalho voluntário extraordinário!!! Enchendo as pessoas de Deus, de amor, de alegria, de paz, nós vamos pouco a pouco mudando este mundo, e haverá muito mais pessoas preocupadas com aquelas que estão carentes de necessidades materiais.
Estou cada vez mais convencido de que o que este mundo precisa é de Deus!!!
Quando não realizamos esse trabalho voluntário?
– quando não estamos cientes do que acabamos de dizer;
– quando ainda temos pouca luz em nosso coração; por isso precisamos encher-nos mais de Deus;
– quando estamos muito voltados para as nossas coisas; o egoísmo é o grande inimigo de qualquer trabalho voluntário, tanto espiritual quanto material; façamos o propósito de combater o egoísmo, que nos torna frios para com as necessidades dos demais.
Peçamos a Deus que sejamos uma luz poderosa e assim teremos uma capacidade enorme de fazer o bem aos demais.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo