O fruto do silêncio

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o fruto do silêncio”.

Outro dia vi esta frase da Madre Teresa de Calcutá que achei extraordinária, extremamente simples e profunda e que gostaria de comentar nesta mensagem:

O fruto do silêncio é a oração. O fruto da oração é a fé. O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço (a intimidade com Deus sempre leva a servir os outros). O fruto do serviço é a paz.

A Madre Teresa começa por dizer que o fruto do silêncio é a oração. Não há dúvida: é no silêncio que conseguimos conversar com Deus. Quando o profeta Elias estava esperando para ouvir a voz de Deus, ela não estava nem no vento, nem no terremoto, nem no fogo, mas numa brisa suave (1Reis 19.11-12). Se não conseguirmos uns momentos de silêncio no dia, nunca conseguiremos fazer oração, ouvir a Deus.

Ouvindo a Deus, uma grande fé começará a nascer no nosso coração. O próprio Deus infundirá esta fé em nós. Pois o ouviremos, procuraremos seguir os seus conselhos e comprovaremos com os frutos alcançados como foi Deus quem nos guiou. Como é bom ser uma pessoa cheia de fé, pois a fé nos fortalece, nos transforma em verdadeiras rochas.

Uma vez que começamos a viver da fé, uma vez que começamos a viver de Deus, só poderemos ser inundados de amor, pois Deus é Amor. Vivendo de Deus, começamos a viver numa outra lógica da vida: a lógica da grandeza de coração, do amor puro, da compreensão de que todos são nossos irmãos, do amor por cada criatura humana, seja quem for: pobre, rico, mais belo, menos belo, pecador, indigente, mais afastado ou mais próximo de Deus, mais puro, menos puro etc. A lógica do amor foi a lógica por excelência da Madre Teresa. Mas ela era taxativa: a grandeza do seu amor, só havia uma explicação: Deus. O seu amor pelo ser humano, principalmente pelos mais vis e desprezíveis, fez com que recebesse o elogio de um jornalista dizendo que ela estava “muito além do amor”.

Quem ama de verdade, quer servir, quer ajudar, quer dar a vida por todos aqueles que são objeto do seu amor. Por isso, a Madre Teresa diz que o fruto do amor é o serviço, que a intimidade com Deus sempre leva a servir os outros. E ela realmente deu a vida por cada criatura humana que conheceu.

E, por fim, a Madre Teresa diz que o fruto do serviço é a paz. Que interessante esta união entre estas duas qualidades. Por que o fruto do serviço é a paz? Eu diria que é porque nós fomos feitos para amar e, portanto, toda vez que seguimos o caminho da nossa essência, que é o amor, o serviço, que por sua vez é a materialização do amor, nós experimentamos uma profunda paz.

Vamos incorporar essa pauta da Madre Teresa para a nossa vida!!! Podem ter certeza de que foram ditas por uma alma de uma enorme elevação espiritual. Só estas almas conseguem transmitir algo tão simples e ao mesmo tempo tão profundo. E que, incorporando esta pauta, experimentemos com profusão os frutos do silêncio. Dica: dedicar 10 minutos por dia a fazer silêncio e conversar com Deus.

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo 

Sobre o autor