O incrível valor da missa

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o valor da santa missa”.

Toda semana fico muito intrigado ao ver no domingo de manhã a quantidade de pessoas que faz seu esporte, sua corrida, sua caminhada etc. Fico intrigado ao ver o tempo que as pessoas despendem por semana com o exercício físico e a importância que dão a ele, em contraste com o tempo que despendem com a vida espiritual.

Penso que isso se deve, em parte, ao fato de não saberem o valor que a vida espiritual tem para a vida humana. Concretamente, penso que muitas pessoas não sabem o valor incalculável que tem a santa missa e como vale a pena “despender” na semana o tempo que ela dura para assistir-lhe. Nenhuma palavra humana pode exprimir todo o seu valor. Quero falar nesta mensagem de apenas um aspecto do seu valor inesgotável.

A missa é a fonte de todas, todas, todas, todas as graças
!!!! Todas as graças vêm da missa e todas as graças que vocês já receberam na vida vieram da missa.

Imagine que vai começar a sua semana. Não é verdade que você gostaria de ter forças para enfrentá-la, para não desanimar, para não se afundar, para vencer todos os obstáculos? Essa força não é uma força física. Não se ganha na academia de ginástica. Trata-se de uma força interior. Ter essa força é uma grande graça. Onde consegui-la? Na missa, porque a missa é a fonte de todas as graças.

Não é verdade também que, começando a semana, você gostaria de ter paz ao longo dela? Uma paz profunda em que nada a abalasse? Nem as dificuldades, nem os problemas, nem a pressão do trabalho, nem as preocupações que estão ocorrendo na família etc. Ter essa paz, essa profunda paz interior, é uma grande graça. Onde consegui-la? Na missa, porque ela é a fonte de todas as graças.

Não é verdade também que, começando a semana, você gostaria de experimentar em todos os dias uma profunda alegria? Uma alegria que não se perca por nada, que não dependa das notícias, dos acontecimentos que se darão naquela semana. Ter uma alegria interior, uma alegria profunda é uma grande graça. Onde consegui-la? Na missa, porque ela é a fonte de todas as graças.

Não é verdade também que, começando a semana, você gostaria de ter muito amor para dar ao seu marido, à sua esposa, ao seus filhos, aos seus pais e familiares? Esse amor é a caridade, e a caridade é uma virtude que vem de Deus, é uma graça. Onde conseguir essa graça? Na missa, porque ela é a fonte de todas as graças.

A missa é, portanto, uma energização da alma, uma poderosa ajuda de Deus para vivermos a vida, para vivermos a semana. Utilizando também uma imagem simples, diria que a missa é como encher o tanque para a semana. O nosso combustível interior vai diminuindo ao longo dela. Precisamos encher o tanque a cada semana.

E a quantidade de graças que se pode colher na missa depende de cada um. Quanto mais você quiser, mais você poderá tirar. Depende de como você assiste à missa.

Sabendo disso, entende-se aquele refrão que diz: “domingo sem missa, semana sem graça!”. Sem graça nos dois sentidos: sem sabor e sem a graça de Deus.

Sabendo disso, também temos à mão agora o segredo, por contraste, para passarmos a semana nos arrastando: tendo só um pouquinho de força, só um pouquinho de paz, só um pouquinho de alegria, só um pouquinho de amor. É muito fácil! Basta não ir à missa no domingo!

Costumo dizer que, sabendo desta verdade, que a missa é a fonte de todas, todas, todas as graças, só um “tonto” não assiste a ela toda semana.

Coloquemos a missa em todos os nossos domingos, como Deus nos pediu, assistindo a ela com fervor, colhendo todas as suas graças, e veremos que Deus tem razão ao estipulá-la como terceiro mandamento das suas leis e como ela fará uma grande diferença em nossa vida. Vale a pena!!!

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo 

Sobre o autor