Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o que é amar na prática”.
Um tempo atrás, vi uma propaganda que talvez vocês já tenham visto, mas, se não viram, vale a pena conhecê-la antes até de ler esta mensagem (https://www.youtube.com/watch?v=MVa8vRHagTA).
Confesso que essa propaganda me tocou profundamente!!! Vejo nela o retrato autêntico do espírito cristão, do espírito que Cristo veio trazer à terra. Simão Pedro, por exemplo, resume nos Atos dos Apóstolos a vida de Cristo dizendo que passou pelo mundo “fazendo o bem” (cfr. Atos 10, 38).
O rapaz que é o protagonista dessa propaganda nos causa uma profunda emoção e admiração:
– mostra só ter olhos para o bem e para o próximo;
– mostra não fazer distinção entre pessoas, raça, cor, condição social;
– mostra uma grande generosidade, dando seu tempo, seu dinheiro, que talvez fosse usado para uma regalia pessoal ou até para uma necessidade, e do qual abre mão, com alegria, para ajudar quem está precisando.
E que bonitos são os dizeres da propaganda quando faz referência aos gestos desse rapaz:
O que ele recebe em troca ao fazer isso todos os dias? Ele não ganha nada. Ele não será mais rico. Ele não aparecerá na TV, nem sequer será mais famoso. O que ele recebe são emoções. Ele testemunha felicidades. Atinge uma compreensão mais profunda. Sente o amor. Recebe o que o dinheiro não compra. Constrói um mundo mais belo.
Vendo essa propaganda tão bonita, vamos fazer o propósito de ser como esse rapaz. Este rapaz mostra “o que é amar, não na teoria, mas na prática”. Se todos as pessoas vivessem como ele, o mundo seria completamente diferente!!!
Vamos fazer o propósito de “amar na prática”, de:
– andar pela rua, no trabalho, dentro de casa, olhando para os outros e ajudando-os em suas necessidades;
– sair do círculo asfixiante do nosso egoísmo e voltar-nos para o próximo, para lhes dar carinho, amor;
– só ter olhos para fazer o bem e ajudar os demais;
– ser mais generosos com o nosso tempo para dá-lo aos demais (vivemos muito frequentemente durante o dia apressados para ir atrás dos nossos sonhos, dos nossos projetos, de galgar passos na nossa carreira profissional sem ter tempo para olhar e ajudar os demais nas suas pequenas ou grandes necessidades);
– ser mais generosos com o nosso dinheiro para ajudar as pessoas necessitadas (vivemos na maior parte das vezes gastando dinheiro conosco próprios, buscando satisfazer nossos gostos, procurando a felicidade em adquirir um bem de consumo para nós ao invés de separar um dinheiro para uma obra de caridade);
– olhar frequentemente para Cristo e meditar na sua vida, que é a fonte inspiradora de toda a caridade e do amor perfeito. Se deixamos de olhar para Cristo, em dois tempos caímos de cheio no egoísmo, na frivolidade, no consumismo, distanciando-nos do amor, deste amor que transforma a terra. Um propósito: dedicar diariamente uns minutos para ler os Santos Evangelhos e meditar na vida de Cristo.
Que essa propaganda seja uma fonte permanente e inspiradora do amor!!!
Uma santa semana a todos!
Padre Paulo