Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a oração do oferecimento de obras”.
Se temos fé em Deus e amor a Ele, é muito natural que o primeiro pensamento do dia seja para Deus. Em vista disso, é muito comum que se reze logo ao acordar, e essa oração se chama “oferecimento de obras” ou “oferecimento do dia”.
O que vamos rezar nessa hora? Aquilo que é natural nesse momento.
Em primeiro lugar, vamos agradecer a Deus mais um dia de vida. Poderíamos já não ter acordado mais. No entanto, tivemos a felicidade de acordar, de receber de Deus mais um dia de vida.
E para que Deus nos deu mais um dia de vida? Deu-nos para amá-Lo, para servir-Lhe, para cumprirmos a missão do nosso dia, para fazermos o bem aos outros.
Em vista disso, um propósito que vem nessa hora é de que o dia que estamos começando seja o melhor dia da nossa vida, no qual vamos nos esforçar para que fazer todas as nossas obrigações da melhor maneira possível.
Comecemos o dia, portanto, assim: agradecendo-o a Deus e oferecendo-o como um presente. Assim nosso dia se encherá de sentido, de conteúdo.
Nesse oferecimento há um ponto importante: aceitar o dia que Deus nos enviar! Nós, de nossa parte, queremos a cada dia que acordamos que o dia seja uma maravilha: céu azul, que tudo dê certo, que as pessoas sorriam para nós, que o chefe nos solte rasgados elogios, que a comida esteja um primor, que não haja trânsito no caminho do trabalho etc.
No entanto, como vocês já repararam, nem sempre o nosso dia é assim. Eu diria que Deus se encarrega muitas vezes de torná-lo diferente. Por quê? Porque é nas dificuldades que crescemos. Assim, uma vez ou outra, aparecem as contrariedades: o cônjuge acorda num dia de mau humor, o pneu do carro fura, amanhecemos com uma enorme dor de cabeça, a internet não funciona, o chefe nos dá uma senhora bronca, o bife está mais duro do que uma pedra etc.
Não se esqueçam de que essas coisas fazem parte dos planos de Deus. Sem essas dificuldades não cresceríamos, não amadureceríamos, não teríamos ocasiões de superação.
Nesse sentido, é muito importante que, ao fazermos o “oferecimento do dia”, de antemão o aceitemos como Deus o quiser. Assim levaremos muito melhor o dia. Uma pessoa que vai se irritando com as coisas que vão acontecendo durante o dia é uma pessoa que não fez ou não soube fazer bem a sua oração matinal.
Façamos todos os dias ao acordar a oração do “oferecimento de obras” ou “oferecimento do dia” e nosso dia se encherá de muito mais conteúdo e alegria, sabendo que temos a cada dia um desafio: o desafio de cumprir a nossa missão.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo