Gostaria de falar esta semana sobre o “Primeiro Mandamento” da lei de Deus.
Como todos sabem, este mandamento preceitua que “amemos a Deus sobre todas as coisas”.
Sobre este mandamento gostaria de falar duas coisas:
– porque vale a pena colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida;
– como saber se está sendo uma realidade na minha vida.
Porque vale a pena colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida?
A resposta foi dada por Cristo a Simão Pedro, logo depois do episódio do “jovem rico”. Depois que Simão Pedro viu que este jovem não quis seguir a Nosso Senhor e foi embora entristecido, perguntou a Jesus: Senhor, que será então de nós que deixamos tudo e te seguimos? Esta é a pergunta que estamos fazendo agora e que todos os homens farão ao longo dos séculos: o que será de nós que te colocamos em primeiro lugar na nossa vida? O que será de nós que resolvemos seguir-te? O que será de nós que deixamos todo o resto em segundo lugar, para te seguir? E Jesus respondeu: Recebereis cem vezes mais nesta vida (…) e a vida eterna na outra.
Esta é a resposta dada por Cristo: recebereis cem vezes mais! Por que vale, então, a pena colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida? Por que vale a pena cumprir os seus mandamentos? Por que devo assistir à Missa todo domingo? Porque receberemos cem vezes mais!
E o que dizer às pessoas que dizem que já são felizes sem colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. O que digo a elas é que se elas colocarem Deus em primeiro lugar, não haverá diferença, serão muito mais felizes:
– com uma felicidade mais profunda;
– intocável;
– serena;
– a toda prova;
– terão o “sono dos justos”;
– experimentarão a alegria na glória e no fracasso, na saúde e no sofrimento;
– terão muito mais paz;
– experimentarão o Céu na terra, etc, etc, etc…
Como saber se estou colocando Deus em primeiro lugar?
Também Nosso Senhor nos deu a dica para resolvermos esta questão. A sua frase é muito simples, mas muito reveladora: onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração.
Ou seja, para saber se estamos colocando Deus em primeiro lugar na nossa vida, basta ver onde está o meu coração.
Façamos, então, esta pergunta:
– onde estava o meu coração no dia de ontem?
– onde estava o meu coração na semana passada?
– quando eu me pego pensando em algo, onde está o meu coração?
Deus deve ser a resposta destas perguntas! Façamos o propósito de colocá-lo em primeiro lugar na nossa vida! Coloquemos Ele acima:
– da carreira profissional (quantas gastam 10 a 16hs diárias trabalhando e não rezam, não vão à Missa no domingo)
– da forma física (quantos gastam horas e horas numa academia de ginástica para ficar em forma e não rezam diariamente; quantos estão cuidando do seu corpo no domingo de manhã e não cuidam da sua alma)
– do descanso (quantos viajam no final de semana, vão a um churrasco no domingo e não reservam um tempo para entrar numa igreja e visitar o nosso Criador).
Sabemos também que estamos amando a Deus em primeiro lugar se colocamos todo o nosso empenho, o mesmo que colocamos nas coisas que mais nos interessam, para cumprir os seus dez mandamentos, sem deixar de lado nenhum deles.
Que esta reflexão nos sirva para orientar o rumo da nossa vida, para mudar a sua hierarquia. E nunca nos esqueçamos: seguir a Deus é receber cem vezes mais. Vale a pena!!!
Uma boa semana a todos.
Pe. Paulo