Promessas impressionantes de Cristo – II: as bem-aventuranças

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “promessas impressionantes de Cristo – II: as bem-aventuranças”.
 
Dando sequência às promessas impressionantes de Cristo sobre as quais vamos comentar, para aqueles que o seguem, falaremos das promessas das bem-aventuranças.
 
Se formos apontar os discursos mais famosos de Cristo, certamente o sermão das bem-aventuranças estará entre eles. É um discurso sublime, que transcende o tempo. Nele, Jesus faz promessas extremamente consoladoras para cada sofrimento humano. Também faz promessas de enorme alegria para aqueles que procuram fazer o bem, para aqueles que procuram ser justos, honestos, bondosos. Assim descreve São Mateus no capítulo 5:
 
Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
 
Então abriu a boca para lhes ensinar, dizendo:
 
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós (Mateus 5, 1-12).
 
Quão consoladoras são estas promessas de Cristo:
– os que choram serão consolados;
– os que têm fome e sede de justiça serão saciados; isto é, todos aqueles que procuram a justiça neste mundo, que procuram ser retos e seguir o caminho do bem, não trabalharão em vão;
– os misericordiosos alcançarão misericórdia; isto é, os que têm compaixão pelo próximo, os que procuram fazer o bem aos outros serão recompensados por Deus;
– se formos perseguidos por fazer o bem, por defender os valores de Cristo aqui na terra, Deus promete uma enorme recompensa para nós.
 
Não vamos hoje nos aprofundar em nenhuma das bem-aventuranças. Faremos isso nas próximas mensagens. Mas já podemos ver que todos aqueles que seguem Jesus Cristo serão profundamente consolados em todos os sofrimentos desta vida, que não são poucos. Podemos dividir as promessas de consolação das bem-aventuranças em dois grupos: as promessas de consolação pelos sofrimentos desta vida e as promessas de consolação por um sofrimento especial, que é o sofrimento de fazer o bem. O primeiro grupo é constituído por uma única bem-aventurança, que é daqueles que choram, e o segundo grupo é formado pelas demais bem-aventuranças.
 
Sofrer e não ter consolo é extremamente doloroso. Fazer o bem e não ser recompensado é extremamente desanimador. Mas Cristo promete um grande consolo e uma grande recompensa para aqueles que o seguem. Não é maravilhoso isso? Qual de nós não quer ter esses consolos e essas recompensas? O que precisamos para receber esses dons inefáveis? É simples! É só seguir a Cristo.
 
Uma santa semana a todos!!!
 
Padre Paulo M. Ramalho
falar.paulo@gmail.com
site.fecomvirtudes.com.br
https://www.instagram.com/fecomvirtudes/?hl=pt-br
Para receber minhas reflexões, instale o TELEGRAM e inscreva-se aqui:  https://t.me/padrepaulo
*******************
Padre Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.