Gostaria de falar esta semana sobre os caminhos de Deus ou, o que é o mesmo, sobre a Providência divina.
Para entender os caminhos de Deus, por onde Deus vai nos levando aqui na terra, precisamos entender três parâmetros fundamentais da atuação divina:
1. O que Deus deseja para todos nós, para todos os seus filhos, é que sejamos sumamente felizes.
2. Esta vida é uma preparação, um amadurecimento, para alcançarmos a suma felicidade que é o Céu.
3. A sabedoria divina para alcançarmos a felicidade máxima excederá muitas vezes a nossa compreensão. Daí que “os meus pensamentos não são os vossos pensamentos” (Is 58, 8).
Estes são os parâmetros para entender tudo o que vai ocorrendo na nossa vida, para entender os “caminhos de Deus”!!!
Por outro lado, por contraste, quais são os parâmetros dos “caminhos humanos”, dos caminhos que nós costumamos desejar para as nossas vidas? Os parâmetros são estes:
1. Desejar ser sumamente feliz.
Nisto coincidimos totalmente com Deus.
2. Esta vida já é o Céu, só deveriam ocorrer momentos bons.
Nisto nós não coincidimos com Deus, pois esta vida é uma preparação, um amadurecimento, para alcançarmos o Céu que será na outra vida. E a cruz é um grande meio para o amadurecimento.
É na cruz que:
– aprofundamos no amor a Deus!
– robustecemos a nossa fé!
– damos um passo na confiança em Deus!
– arrancamos parte do egoísmo que há no nosso coração!
– aprendemos a perdoar o próximo!
– desbastamos o orgulho! Etc, etc…
Deus faz conosco a mesma coisa que um bom pai ou uma boa mãe faz com o seu filho: ajuda-nos a não parar no processo de amadurecimento, ainda que para isto tenhamos que passar por momentos dolorosos.
Isto não significa que só seremos felizes no Céu. Não! Já somos muito felizes aqui na terra experimentando o amadurecimento interior, experimentando a proximidade maior com Deus, experimentando o crescimento das virtudes, experimentando tantos e tantos momentos bons na nossa vida.
Resumindo, poderíamos dizer que os caminhos humanos que nós desejaríamos para a nossa vida seria uma linha reta, clara, que nos traz e conduz à felicidade.
Por outro lado, os caminhos divinos não são assim: são muitas vezes tortuosos. Passam ora por abismos, ora por verdes prados, ora por subidas íngremes, ora por descidas deliciosas, ora por caminhos estreitos onde deixamos a pele, ora por caminhos amplos e agradáveis. No entanto, os caminhos divinos estão nos conduzindo à suma felicidade, “uma felicidade muitíssimo maior do que os sonhos humanos”!!!
Como é importante entender a providência divina, os caminhos de Deus!!! Quando os entendemos, nos enchemos de uma paz enorme, pois entendemos que estamos nas mãos de um Bom Pai que o que quer acima de tudo é nossa máxima Felicidade.
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo