Respeito

Gostaria de falar esta semana sobre o respeito.

Quantas vezes se diz por aí que para que um casal viva bem é preciso que haja respeito um pelo outro.

Tem toda razão! O respeito é uma virtude cristã e fundamental para toda e qualquer convivência.

De onde vem a palavra “respeito”? Vem do latim, “respectus”, que significa inclinar-se. Desta forma uma pessoa que respeita, é uma pessoa que se inclina perante o valor das coisas. Pressupõe a virtude da humildade, pois o orgulhoso só vê o seu valor.

Por que falar sobre o respeito? Porque não é uma virtude muito vivida nos dias de hoje. Frequentemente vemos manifestações de faltas de respeito. Por exemplo:
– um cônjuge que xinga o outro cônjuge, um filho que xinga o pai ou vive-versa, um irmão que xinga o outro irmão; onde xingar significa dizer palavrões ou palavras que firam o outro como: chamar de burro, idiota, anta, etc,
– falar gritando com outra pessoa
– agredir fisicamente outra pessoa
– não perguntar à outra pessoa qual é a sua opinião quando é de direito que perguntemos
– não olhar no rosto de alguém
– ficar mudo
– não cumprimentar
– por o dedo em riste diante de alguém
– não agradecer um favor, etc, etc.

Porque devemos respeitar alguém seja quem for e em qualquer circunstância? Porque todas as pessoas possuem um valor sagrado, são “imagem e semelhança de Deus”, “imagem de Cristo”. Por isso Cristo mostrou este respeito com todas as pessoas e mesmo com os maiores pecadores. Por isso, soube acolher aquela mulher pecadora na casa de Simão, o fariseu. Enquanto todos a olharam com olhar de indignação, Cristo a acolhe e deixa que se aproxime e chore aos seus pés. E aquela mulher saiu mudada daquela casa.

Façamos o propósito de melhorar o nosso respeito com todos. Façamos o propósito de:
– considerar cada pessoa humana como uma joia preciosíssima, onde o menor descuido pode levar a quebrá-la
– perceber que toda pessoa merece o respeito que esperamos receber
– perceber que todas as pessoas valem, como dizia um santo, “todo o sangue de Cristo”! Perceber que Cristo morreu por todos na Cruz e quer salvar a todos, por pior situação que esteja o seu coração

Nunca vale a pena ferir alguém na convivência! Como costumo lembrar, a convivência tem que ser o “Céu na terra”. No entanto, se precisamos corrigir alguém, se precisamos fazer alguém perceber que não está se comportando bem, façamos isso num momento de paz e serenidade. Assim, corrigiremos as pessoas com sem faltá-las o respeito.

Vivendo assim, lutando para eliminar toda manifestação de falta de respeito como indicamos acima, a convivência será uma maravilha! Uma casa assim será imagem do lar de Nazaré e Cristo habitará com gosto nesta casa.

Uma boa semana a todos e que Deus vos abençoe!

Pe. Paulo

Sobre o autor