Ser instrumento de Deus

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “ser instrumento de Deus”.

Muitas pessoas me perguntam: como dar mais sentido à minha vida? Como dar mais sentido ao meu trabalho, ao cuidado da minha família, ao relacionamento com meus amigos etc.?

De fato, todos nós temos uma grande sede de sentido. E também temos uma grande sede de unidade. Às vezes parecemos uma colcha de retalhos, com muitas atribuições, sem perceber uma harmonia entre elas.

Para encontrar esse sentido maior e uma grande unidade em nossa vida, nada melhor do que saber uma verdade vital, fundamental: somos instrumentos de Deus aqui na terra. É verdade que, antes de mais nada, somos filhos de Deus. Somos filhos e depois instrumentos de Deus. E instrumentos para quê? Para fazer o bem aqui na terra.

Qual é o sentido, portanto, do meu trabalho? Fazer o bem. Ser instrumento de Deus para fazer o bem através do meu trabalho. Em qualquer campo que trabalhamos, estamos prestando um serviço à sociedade e fornecendo um bem, que será útil aos demais. E isso é muito importante. Por isso Deus tem tudo a ver com o nosso trabalho. Às vezes pensamos que nosso trabalho não tem nada a ver com Deus. Muito pelo contrário. Tem tudo a ver: foi Deus que nos deu os talentos para podermos realizar determinados trabalhos, e isso não é por acaso. Somos instrumentos de Deus para fazer o bem através do nosso trabalho e com as pessoas com quem trabalhamos.

Saber que somos instrumentos de Deus no trabalho nos enche a alma de paz, pois não estamos sozinhos. Aliás, Deus é o autor principal. Deus é o artista, nós somos o pincel. Com essa consciência, estando juntos de Deus em nosso trabalho, ficaremos muito mais serenos e olharemos também o trabalho com uma dimensão maior: ele não é só uma fonte de renda ou uma fonte de realização pessoal. É a oportunidade de fazer um bem que Deus está querendo e que muitas vezes ultrapassa a nossa percepção.

Qual é o sentido de cuidar de uma família? O sentido é saber que sou um instrumento de Deus para fazer o bem aos meus familiares. Mais uma vez: Deus é o artista, nós somos o pincel. Deus é o agente principal. Muitos pais, ou até muitos filhos, sofrem com os problemas familiares, pois pensam que todo o peso do problema está sob as suas costas. Não é verdade! Somos apenas instrumentos. O que devo fazer é apenas a minha parte. Deus faz o resto. Deus, aliás, tem sonhos grandes para uma família que são, muitas vezes, bem mais altos do que aquilo que sonhamos.

Qual é o grande sentido de um momento de descanso com os amigos? Ser instrumento de Deus para fazer o bem. É lógico que é um momento de descanso, de prazer, estando com pessoas queridas. Mas, se temos consciência de que somos instrumentos de Deus nesse momento para fazer o bem, deixaremos uma marca muito mais profunda no coração das pessoas.

Qual é, portanto, o grande sentido da nossa vida? O que enche de conteúdo o nosso dia a dia? O que dá unidade a tudo? O que dá paz, alegria, serenidade? Ser instrumento de Deus para fazer o bem onde quer que estejamos.

Se temos consciência disso, a primeira providência que tomaremos será rezar. Como eu não sou o autor principal da minha vida, vou recorrer Àquele que o é, vou rezar, vou me unir a Ele e contar com a sua ação em tudo. Fazer isso dá muita paz!

Vivamos com essa consciência e nossa vida se encherá de uma alegria extraordinária. Vale a pena!

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo

Sobre o autor