Eis a ideia para você refletir ao longo da semana: “Que tempo devo dedicar a Deus?”.
Esse é um tema importante a ser pensado, tendo em vista a finalidade da nossa existência aqui na terra. É sempre bom lembrar que nós estamos aqui na terra de passagem, para nos prepararmos para entrar no céu e vivermos para sempre com Deus e com todas as pessoas que assim o escolheram.Essa preparação para o céu requer um empenho especial de nossa parte:
– pôr Deus em primeiro lugar em nossa vida;
– viver os seus mandamentos;
– amá-Lo e crescer no Seu amor;
– fazer com que nosso coração se torne cada vez mais puro e mais semelhante ao coração de Deus: sem orgulho, sem vaidade, sem egoísmo e com todas as qualidades em grau máximo — caridade, humildade, bondade, fidelidade etc. Essas são as nossas principais tarefas aqui na terra. Todo o resto deve vir em segundo plano.
– posso dizer que elas têm sido as minhas principais tarefas?
– será que outras coisas têm ocupado esse lugar?
– será que tenho posto o trabalho, os deveres familiares, o cuidado com o corpo, acima dessas tarefas?
– tenho tido tempo de ir à missa todo domingo?
– tenho tido tempo para rezar todos os dias?
– tenho tido tempo para fazer a primeira comunhão, se ainda não fiz, para fazer a crisma?
– quando foi a última vez que me confessei?
– estou aberto, por exemplo, a fazer uma direção espiritual cuja finalidade é justamente ajudar-me a pôr essas tarefas em prática?
– estou disposto a dedicar tempo para me aprofundar no conhecimento da fé, da doutrina, da Bíblia, dos ensinamentos de Cristo?São Paulo tem uma frase da qual gosto muito ao pensar nesse tema. Diz assim: “Corres bem, mas fora do caminho”. Isso é o que acontece com muita gente: corre bem, faz muitas coisas, acorda cedo, trabalha, sacrifica-se, mas… fora do caminho. Não procura o mais importante: Deus e o Seu amor. Será que Deus pode nos dizer que estamos “correndo bem, mas fora do caminho”?Jesus Cristo também nos alertou contra esse perigo censurando Marta carinhosamente, pois ela estava mais preocupada com o cuidado da casa do que em estar ao Seu lado conversando com Ele, numa ocasião em que lhe fez uma visita. Maria, que era sua irmã, fazia, sim, o certo estando ao lado de Jesus ouvindo-O falar: “Marta, Marta, tu te inquietas e te afadigas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; e Maria escolheu a melhor parte, que lhe não será tirada” (Lc 10, 41-42).Façamos o propósito de ter tempo para Deus! O tempo, como dizia alguém, é questão de lápis e borracha, isto é, apaga-se o que está a mais e coloca-se o que está faltando. Façamos esse propósito quanto antes, pois um dia será tarde! Como dizia São João: “Buscai a Deus enquanto ainda é dia”! (Cf. Jo 9, 4-5).
Façamos o propósito de não arranjar desculpas sobre a vida ser muito corrida e, portanto, não ter tempo para pensar nas coisas espirituais, como se estas fossem as menos importantes de nossa vida. Quem põe Deus em primeiro lugar começa a antecipar aqui na terra a felicidade indescritível que experimentará no céu. Vale a pena!
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo