Trabalho

Gostaria de falar esta semana sobre o trabalho.

Qual é a visão cristã do trabalho?

O trabalho é um bem, algo querido por Deus. Como lemos no livro do Gênesis, o homem foi feito para trabalhar, assim como os peixes para nadarem e as aves para voarem.

Por isso, Cristo dos 33 anos que passou na terra, até os 30 esteve com S. José trabalhando na carpintaria.

O trabalho, portanto, não é um castigo, não é um mal necessário. Pelo contrário, é algo que dignifica o homem, que eleva o homem. A visão cristã do trabalho é ainda mais profunda: o homem quando trabalha se une a Deus na tarefa da criação. É como se Deus quisesse que o homem fosse um cooperador seu na tarefa da criação. De fato, Deus fez o mundo e deixou uma boa parte para o homem desenvolvê-lo. Assim foram surgindo as casas, as ruas, as indústrias, o cinema, o teatro, a medicina, os automóveis, etc, etc.

Quantas pessoas vêem o trabalho (o estudo, para o estudantes) como um mal necessário! Começam a semana tristes porque devem voltar ao trabalho. Passam a semana pensando no final de semana. Sonham em ganhar na loteria para não terem mais que trabalhar. Já sabemos o que ocorre com estas pessoas: caem no tédio, o tédio de não ter nada útil para fazer.

Devemos olhar o trabalho (o estudo) com alegria, pois é nele que vamos fazer algo de útil para a sociedade. Pensemos num engenheiro civil, por exemplo. Trabalhando está dando moradia a centenas e centenas de pessoas. Trabalhando bem está ajudando sua empresa a crescer e com a sua expansão gera mais empregos, consome mais cimento, e ajuda as empresas de cimento a crescerem, consome mais aço, e ajuda as empresas de aço a crescerem, etc, etc. É por isso que as pessoas se sentem felizes trabalhando.

Mais há uma felicidade ainda maior no trabalho (no estudo): oferecê-lo para Deus. Elevá-lo a uma outra dimensão. Pois trabalhamos, no fundo, para Deus, para cumprirmos uma missão aqui na terra. Todos aqui na terra estamos cumprindo uma missão específica que Deus nos encarregou. E o trabalho é uma parte desta missão.

Em que consiste esta missão do trabalho? Em duas dimensões:
a) dimensão humana: fazer o bem a muita gente aqui na terra através do trabalho, conforme falamos acima
b) dimensão espiritual: oferecer o trabalho a Deus para:
– amá-Lo; provamos o nosso amor a Deus através dos pequenos trabalhos que compõem o nosso dia
– obter bens “indiretos”: pedir a Deus que o nosso trabalho sirva para que uma pessoa querida recupere a saúde, para que tal pessoa consiga um emprego, para que o nosso pai fique mais sereno com o problema que está passando, para que o nosso tio se aproxime mais de Deus, decida voltar a assistir à Missa, etc, etc…

Como se vê, a visão cristã do trabalho é muito rica! Abre-nos a duas grandes dimensões, como falamos acima: a humana e a espiritual. Quantas pessoas descobriram uma nova América ao saber que existe esta dimensão espiritual! Quantas pessoas encontraram o verdadeiro sentido do trabalho ao saberem que podem oferecê-lo para Deus! E oferecendo para Deus, encontramos uma ocasião para amá-Lo, para obter dEle muitas graças para as pessoas!

Que tudo isto nos sirva para encontrarmos um sentido mais profundo para a nossa vida, para encontrarmos uma alegria maior no dia-a-dia, uma alegria que ninguém nos pode tirar.

E não esqueçamos que cuidar da casa e dos filhos é também trabalho, mais ainda, um santo trabalho! A sociedade ainda não o remunera, mas para ver a sua dignidade basta pensar que foi a ocupação do ser humano mais perfeito que já passou por esta terra: Nossa Senhora!

Uma santa semana a todos e que Deus abençoe o trabalho de todos nós!

Pe. Paulo

Sobre o autor