Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a família no ensinamento do papa Francisco”.
Os ensinamentos do papa Francisco sobre a família são espetaculares. São ensinamentos para ler, reler e gravar no fundo de nosso coração.
Gostaria de citar alguns desta vez, pois há a limitação do tamanho das nossas mensagens.
a) primeiro ensinamento: a importância da oração na família
Quando a família reza, o vínculo se mantém. Quando o esposo reza pela esposa, e a esposa ora pelo esposo, aquela união se revigora; um reza pelo outro. É verdade que na vida matrimonial existem muitas dificuldades, muitas; o trabalho, o dinheiro não são suficientes, os filhos enfrentam problemas… São tantas dificuldades! E, muitas vezes, o marido e a esposa se tornam um pouco nervosos e brigam entre si, discutem. É assim, sempre há discussões no matrimônio, e às vezes até voam pratos! Mas não devem se entristecer por isso, pois a condição humana é mesmo assim! E o segredo é que o amor é mais forte do que o momento do litígio, e é por isso que eu aconselho sempre os cônjuges: não deixeis que termine o dia em que discutistes sem fazer as pazes. Sempre! E para fazer as pazes não é necessário chamar as Nações Unidas para que venham à casa instaurar a paz. São suficientes um pequeno gesto, uma carícia… E um “até amanhã”! E amanhã tudo recomeça! Essa é a vida. É preciso levá-la adiante assim, levá-la em frente com a coragem de querer vivê-la juntos. E isso é grandioso, é bonito! (Papa Francisco, audiência 2-IV-2014).
b) segundo ensinamento: três palavras mágicas na vida do casal
Outras vezes eu já disse nesta Praça algo que contribui muito para a vida matrimonial. Trata-se de três palavras que é necessário pronunciar sempre, três palavras que devem existir sempre em casa: com licença, obrigado, desculpa. Eis as três palavras mágicas. Com licença: para não se intrometer na vida dos cônjuges. Com licença, como te parece isso? Com licença, permite-me? Obrigado: agradecer ao cônjuge; obrigado por aquilo que fizeste por mim, obrigado por isso. A beleza da gratidão! E, dado que todos nós erramos, há outra palavra um pouco difícil de pronunciar, mas necessária: desculpa. Com licença, obrigado e desculpa. Com essas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e vice-versa, voltando a fazer as pazes sempre antes que o dia termine, o matrimônio vai em frente. As três palavras mágicas, a oração e fazer as pazes sempre! Que o Senhor vos abençoe e orai por mim! (Papa Francisco, audiência 2-IV-2014).
c) terceiro ensinamento: construir pontes
Na vida podes fazer duas coisas contrárias: construir pontes ou levantar muros. Os muros separam, dividem. As pontes aproximam (Papa Francisco, conferência 4-IX-2014).
Deus sempre quer construir pontes; somos nós que construímos muros (Papa Francisco, audiência 30-IX-2015).
d) quarto ensinamento: considerar o outro como um dom
Sobretudo uma Igreja de filhos que se reconhecem como irmãos nunca chega a considerar alguém apenas um fardo, um problema, um custo, uma preocupação ou um risco: o outro é essencialmente um dom, e continua a sê-lo mesmo quando percorre estradas diferentes (Papa Francisco, homilia 3-X-2015).
e) quinto ensinamento: a importância de pequenos gestos diários de amor
“Seja quem for que vos der a beber um copo de água – um pequeno gesto – por serdes de Cristo, (…) não perderá a sua recompensa”, diz Jesus (Mc 9, 41). São gestos mínimos que uma pessoa aprende em casa; gestos de família que se perdem no anonimato da vida diária, mas que fazem cada dia diferente do outro. São gestos de mãe, de avó, de pai, de avô, de filho, de irmãos. São gestos de ternura, de afeto, de compaixão. Gestos como o prato quente de quem espera para jantar, como o café da manhã de quem sabe acompanhar o levantar na alvorada. São gestos familiares. É a bênção antes de dormir, e o abraço ao regressar duma jornada de trabalho. O amor exprime-se em pequenas coisas, na atenção aos detalhes de cada dia que fazem com que a vida sempre tenha sabor de casa (Papa Francisco, homilia 27-IX-2015).
Que esses ensinamentos do papa sobre a família marquem a pauta do relacionamento de todo casal, de toda família!!!
Uma santa semana a todos!
Padre Paulo