Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a paz e a fé”.
Como é difícil ter paz!!!
Num mundo onde sofremos tensões de todos os lados é muito difícil ter paz:
– pressões externas e pressões internas;
– pressão econômica, ter dinheiro para pagar as contas;
– cobrança das pessoas para darmos conta de tudo, de todas as obrigações: profissionais, familiares, de pai, de mãe, de esposa, de marido, de filho, de filha, de irmão, de irmã; além de dar conta de tudo isso, as pessoas nos cobram que estejamos alegres, bem dispostos, com boa cara, bem arrumados;
– pressão do chefe;
– tensões provocadas pelo trânsito, pela violência da cidade, por um sintoma estranho no corpo, pela rebeldia dos filhos, medo de ser demitido, medo de perder alguém que amamos etc.
Poderíamos prolongar essa lista indefinidamente… As tensões da vida humana são incalculáveis. Por isso, vemos uma quantidade enorme de pessoas tomando remédio para dormir, consultando um terapeuta, tomando ansiolíticos etc.
Por outro lado, vemos o bem que pode produzir em nós a fé, a confiança em que Deus é Pai e cuida de nós! De fato, a fé pode produzir uma diferença imensa na vida das pessoas!!! Sem fé é absolutamente compreensível a sensação de esmagamento perante a vida.
É bom que hoje nos perguntemos:
– será que sou uma pessoa sem paz, que vive tensa, angustiada com as coisas?
– qual é o nível do meu stress?
– será que sou uma pessoa de fé?
– percebo que quanto maior é a minha fé, maior será a minha paz?
Esta é a grande solução para a paz interior: a fé, a virtude da fé!!!
Mas alguém poderia dizer: de que adianta a fé? A fé não pagará as dívidas que tenho no banco, a fé não mudará a violência que há na cidade, a fé não resolverá o problema de um filho que está dando dor de cabeça.
De fato, a fé não é a solução para os problemas, justamente porque os problemas fazem parte da nossa vida, fazem parte dos planos de Deus. O que a fé ajuda é a lidar com os problemas.
Uma pessoa de fé:
– faz a sua parte para resolver um problema e deixa o resto nas mãos de Deus;
– sabe que Deus dá o frio conforme o cobertor, ou seja, sabe que Deus não nos pede nada que esteja acima das nossas forças;
– tem esperança, muita esperança, pois Deus pode tudo, pode mudar tudo;
– abandona-se nas mãos de Deus e dorme em paz.
Que bom é ter fé!!! Sofro só de pensar nas pessoas que não têm fé ou quase não a têm. Façamos um propósito para esta semana: pedir a fé. Como o próprio Cristo nos disse: “Quem pede recebe” (Mateus 7, 7). Vamos, então, pedir a fé! Imaginem a fé que teremos daqui a alguns meses se a pedirmos todos os dias!!!
Não se esqueçam também de que recebemos uma quantidade enorme de fé assistindo à Santa Missa. Não desaproveitemos essa grande oportunidade.
Uma santa semana a todos!
Padre Paulo