Caminhos para encontrar a paz – V

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “caminhos para encontrar a paz – V”.
 
Falávamos na semana passada sobre o preenchimento do coração, sobre preencher o coração de Deus para ter paz.
 
Queria falar desta vez de uma terceira forma de preencher o coração de Deus. Além do estado de graça e da oração, há um santo preenchimento, que é a consideração de uma grande verdade da nossa fé: Deus é nosso Pai e nós estamos no seu colo.
 
Deus é meu Pai!!! Sim, é isso mesmo. Foi Ele quem me gerou. Nossos pais biológicos são só colaboradores, intermediários. E nós somos para Deus filhos pequeninos, portanto, Ele nos leva no colo.
 
Pensando nisso, não é verdade que uma criança dormindo no colo da sua mãe ou do seu pai representa a imagem por excelência da paz? Lembro-me de um quadro de Nossa Senhora, um dos quadros mais belos que já vi, em que Maria estava sentada e o Menino-Jesus estava deitado no seu colo. Mas o Menino-Jesus estava tão relaxado que ficou como que em curva, com a cabeça apoiada numa das pernas e os pés na outra, e o corpinho em curva, profundamente relaxado.
 
O colo de um pai, de uma mãe é o lugar mais seguro que existe. O que acontece, por exemplo, quando bate um vento forte? Sua mãe ou seu pai o protegem. E o que acontece quando bate um sol forte?  Sua mãe ou seu pai o protegem. E o que acontece quando começa a chover? Sua mãe ou seu pai o protegem. Com essa segurança, a criança dorme tranquila, em profunda paz.
 
Se um colo humano já dá essa paz tão extraordinária, imaginem um colo divino! Não há palavras para exprimir a paz que ele pode dar. Pois esse pai que nos leva no colo nos envolve com um Amor infinito e com um poder de proteção infinito, já que é o Senhor do Céu e da Terra.
 
Há alguma coisa que pode nos tirar a paz se estamos nesse colo?
 
Porém, com muita frequência, nos esquecemos dessa verdade imensamente consoladora: eu estou no colo de Deus; Deus é meu Pai. Se isso ocorre, talvez possa nos ajudar ter uma imagem de Jesus, de Deus segurando um bebê no colo, e colocá-la num lugar visível, para que essa verdade não saia dos nossos olhos, da nossa mente.
 
Voltando ao preenchimento do coração, agora já temos três formas de preenchê-lo de Deus, que é a Paz: o estado de graça, a oração e a consideração frequente da paternidade divina e de sua consequência, de que estamos no seu colo. Dessas três formas, qual é a mais importante? Não há dúvida de que é o estado de graça, pois com ele Deus habita de modo real, realíssimo, e não metafórico, o centro da nossa alma. A oração é importante, a consideração de que estamos no regaço divino é importante, porém esta paz tem que vir lá de dentro, das profundezas da alma. Sem o estado de graça é como se tentássemos consertar um vazamento passando massa na parede ou pintando-a. São iniciativas boas, porém não vão na raiz do problema.
 
Na próxima semana continuamos…
 
Uma santa semana a todos!!!
 
Padre Paulo