Escapulário do Carmo (I)

De todas as medalhas que um católico pode usar, o escapulário é a que possui as maiores promessas divinas e, portanto, a que mais nos protege contra todos os males.

O escapulário é tão especial que para usá-lo e ter as promessas divinas é preciso ser colocado por um sacerdote mediante um pequeno ritual ou oração. Esta breve cerimônia se chama “imposição do escapulário”. Sem a “imposição do escapulário” fica-se sem as promessas divinas.

Quais são as promessas divinas? Elas foram transmitidas por Nossa Senhora e são:

a) a salvação

Em 16 de julho de 1251 Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock e entregando-lhe o Escapulário prometeu que todos aqueles que o usarem devotamente se salvarão. Veja só que promessa incrível!!! Ir para o Céu é a coisa mais importante da vida. Estamos aqui na terra só para provar o nosso amor a Deus e conquistar o Céu. Quem usar devotamente o escapulário Nossa Senhora salvará, fará com que alcance o Céu. É como um passaporte para o Céu.

b) privilégio sabatino

Por este privilégio, a pessoa que usar piedosamente o escapulário e tiver que passar pelo Purgatório antes de ir para o Céu, Nossa Senhora irá ao Purgatório no sábado seguinte após à morte e a levará para o Céu. Também é uma promessa incrível, pois podemos passar no Purgatório décadas e décadas para terminar de purificar o nosso coração, caso não tenhamos terminado de fazê-lo aqui na terra. De fato, só entraremos no Céu quando não tivermos nenhuma imperfeição no coração, nenhuma má inclinação, nenhum orgulho, egoísmo, vaidade, inveja, incapacidade para perdoar etc. Esse processo de purificação que há no Purgatório costuma ser lento e extremamente doloroso. Mais doloroso do que as dores que se experimenta na terra. Desta forma, que Nossa Senhora nos tire do Purgatório e nos leve para o Céu no sábado seguinte após à morte, é uma das maiores graças que se pode receber. Esta promessa da Santíssima Virgem foi comunicada ao papa João XXII e transmitida na bula Sacratissimo ut culmine no dia 3 de março de 1322.

c) proteção de Nossa Senhora contra todos os males aqui na terra

Vivendo aqui na terra estamos sujeitos a todos os tipos de males: roubo, assalto, doença, invejas, pessoas que nos querem o mal etc.

O escapulário é como um manto de Nossa Senhora que nos protege de todos esses males. São inúmeros, nesse sentido, os milagres alcançados por aqueles que usam o escapulário. Um dia, por exemplo, um sacerdote colocou o escapulário numa moça e dali dois dias, junto a um ponto de ônibus, um rapaz mal encarado lhe abordou e pediu dinheiro. Ela abriu a carteira e lhe deu dois reais. No ponto de ônibus este rapaz, tirando a arma para fora, começou a assaltar todas as pessoas que estavam ali, roubando-lhes o dinheiro, relógio, celular etc. Essa moça ficou com medo de sair correndo e, lembrando do escapulário, começou a segurá-lo com as mãos. O rapaz foi pegando as coisas de todos e quando chegou nela novamente, olhou nos seus olhos e lhe disse: “você não, firmeza”, e foi embora. Uma menina, vendo que o rapaz não fez nada com essa moça, lhe perguntou: “o que você tem de especial; por que ele não pegou nada de você?” Ela respondeu, emocionada: “é que estou com o escapulário!”

Uma moça também contava uma vez a um sacerdote que seu pai estava morrendo no hospital e ela e seus irmão entraram no quarto para se despedir. Ao perceber que ele estava sem o escapulário, que sempre havia usado, decidiram colocar o escapulário nele e nesse momento, milagrosamente, começou a se recuperar.

Conhecida também é a graça alcançada pelo avô de um bispo do Rio de Janeiro que levou um tiro no peito e a bala parou no escapulário.

Com todas essas graças, se pode dizer com toda propriedade que “só um tonto não usa o escapulário”.

***

Os privilégios que acompanham o Escapulário do Carmo são:
1 – Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;
2 – A Virgem do Carmo livrará o quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;
3 – O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, prometida pela Virgem Santíssima do Carmo;
4 – Cada vez que se beija o Escapulário, ganham- se 500 dias de indulgência;
5 – O Escapulário é sinal de irmandade com a Virgem Maria;
6 – O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;
7 – O Escapulário é sinal de salvação, prometido pela Virgem Maria;
8 – O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;
9 – O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;
10 – O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação.

 

Sobre o autor