“Esposas irrestíveis”

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “esposas irresistíveis”.

O casamento é uma troca contínua de amor. E o amor, como vimos tantas vezes, não é um simples sentimento, ou paixão, mas uma entrega, uma doação movida por uma grande alegria: a alegria de fazer o outro ser feliz. Movidos por amor, os maridos procuram dar todo o seu ser à pessoa amada. No fundo, o que torna irresistível um marido, ou uma esposa, é sua entrega total ao outro cônjuge (apenas Deus é mais importante na ordem da caridade do que o cônjuge).

No entanto, como essa entrega é feita sob muitos aspectos, às vezes os maridos ou as esposas podem descuidar de alguns pontos importantes. Segundo Willard Harvey Jr., um orientador familiar americano, há cinco aspectos na doação que as esposas precisam ter muito presentes, pois, de acordo com sua pesquisa, os maridos, com sua psicologia própria, dão a isso muito valor. É algo orientativo, já que cada homem é único, assim como cada mulher, e, como em toda pesquisa no âmbito humano, não há certo e errado como na matemática. Que os aspectos mencionados sejam ocasião para cada esposa refletir e ter um diálogo com o marido, vendo a importância que dá a eles.

1. Apoio no lar

O homem, por sua psicologia, conta que sua esposa seja a principal responsável para o cuidado do lar. Assim como a esposa conta que o marido seja o principal responsável para o sustento da casa, o que mais assume este papel, apesar de ambos trabalharem.

Neste sentido, na medida das suas possibilidades, se a esposa, sem deixar de contar com a ajuda do marido, procura que seu lar seja prazeroso, agradável, o marido irá se sentir muito bem.

O toque feminino no cuidado do lar é muito importante e o marido se apoia nisso. A mulher, por natureza, sabe cuidar de detalhes que os homens não costumam cuidar: um vaso num lugar estratégico, um objeto de decoração que dá um tom acolhedor a um ambiente, um prato que entra pelas olhos etc.

É isso que significa ser apoio no lar: cuidar daquelas coisas que as mulheres sabem fazer com maestria. Se uma esposa descuida isso, os maridos vão sentir muita falta.

2. Que a esposa admire seu marido

Que cada esposa ache sempre o seu marido uma pessoa bacana, bonita.

Com a convivência diária e vendo os defeitos se repetirem, é muito fácil a esposa perder a admiração pelo marido e vice-versa. Mas essa postura de olhar para as qualidades do marido e elogiá-lo é algo que o faz sentir muito bem e valorizado em tudo que faz.

3. Que a esposa seja “excelente parceira sexual”

Pela psicologia do homem, a sexualidade tem um papel muito importante no casamento: o amor como união carnal. Pela psicologia feminina, em geral, esta questão não é tão importante e sim o amor traduzido em afetos. É muito importante, portanto, que a esposa se empenhe em agradar o marido neste campo. Muitas vezes não terá a menor vontade, mas nessa hora deve pensar que amar é a alegria de fazer feliz a quem se ama. Se a esposa deixa a desejar neste campo, o marido ficará inclinado a buscar esta necessidade em outro lugar.

4. Os homens, quando estão cansados ou procurando resolver um problema, desejam que as esposas sejam suas companheiras, mas silenciosas

Os homens quando estão cansados ou procurando resolver um problema, por sua psicologia, preferem o silêncio. É difícil as mulheres entenderem isso, pois o que elas costumam procurar nesta hora é justamente o contrário: falar. Como os homens preferem nessa hora o silêncio, as mulheres têm a tendência a pensar que eles não querem a sua companhia. Mas eles querem. Só que de modo silencioso. Se as mulheres sabem fazer companhia nesta hora e respeitarem o silêncio, os homens se sentem muito apoiados.

5. Que a mulher seja atraente

Todo home gosta de ter uma mulher bonita e atraente do seu lado. Não precisa ser magra como uma modelo, mas espera que se cuide. Que seja elegante, que se importe em fazer uma ginástica, que saiba tratar do cabelo sem que fiquem aparecendo as raízes, que cuide da sua pele, dos seus pés, das suas unhas.

Aguardem, pois na próxima mensagem, vou falar das cinco qualidades que tornam os maridos irresistíveis. Quem quiser poderá ouvir o áudio desta palestra aqui:
https://soundcloud.com/padre-paulo-ramalho/esposos-e-esposas-irrestiveis-dora-porto

Uma semana abençoada a todos!

Padre Paulo