Estigmas

Gostaria de falar esta semana sobre os estigmas.
O que são os estigmas?
São um fenômeno impressionante que se manifestou em alguns santos ao longo da história. Que fenômeno é este? O aparecimento milagroso das cinco chagas de Cristo crucificado: chagas nos mesmos lugares de Cristo (pés, mãos e tórax) e que vertem sangue continuamente (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estigma_(Cristo)).
O primeiro santo “estigmatizado” que conhecemos é São Francisco de Assis. Os seus estigmas duraram dois anos.
Um santo mais recente e que permaneceu com os estigmas mais tempo, durante cinquenta anos, é o famoso Padre Pio, ou S. Pio de Pietrelcina (1887-1968).
Como foi que surgiram os estigmas no Padre Pio?
Os primeiros sinais remontam o ano 1911, no dia 14 de agosto, quando sente dores nas mãos e nos pés. No dia 8 de setembro deste mesmo ano informa ao seu diretor espiritual sobre o aparecimento dos estigmas. Logo em seguida eles desaparecem. No dia 5 de agosto de 1918 um Personagem misterioso aparece e transpassa-lhe o coração com um lança. No dia 20 de setembro de 1918, fazendo oração no coro da Igreja de Santa Maria delle Grazie, Cristo aparece e lhe imprime os sinais da sua crucifixão. É o próprio Padre Pio quem descreve o acontecido numa carta escrita ao seu diretor espiritual:
Era sexta feira, manhã do dia 20 de setembro de 1918. (Festa dos Estigmas de São Francisco) 
Eu estava no coro fazendo a oração de ação de graças da Missa e senti pouco a pouco que me elevava a uma oração sempre mais suave, de pronto uma grande luz me deslumbrou e me apareceu Cristo que sangrava por todas as partes. 
De seu corpo chagado saíam raios de luz que mais bem pareciam flechas que me feriam os pés, as mãos e o costado. Quando voltei a mim, me encontrei no sozinho e com chagas. As mãos, os pés e o costado sangravam e me doíam até fazerem perder todas as forças para levantar-me. Sentia-me morrer, e haveria morrido se o Senhor não houvesse vindo a sustentar-me o coração que sentia palpitar fortemente em meu peito. Arrastei-me até a cela. Recostei-me e rezei, olhei outra vez minhas chagas e chorei, elevando hinos de agradecimento a Deus”.
Os estigmas do Padre Pio duraram cinquenta anos e desapareceram momentos antes de falecer. Provocavam dores terríveis, principalmente durante a Santa Missa e na Semana Santa.
Porque estou escrevendo isto nesta mensagem? Porque os estigmas, além de ser um fato impressionante são, em minha opinião, uma das maiores provas da existência de Deus e da veracidade de Cristo.
Cristo realmente existiu, foi mesmo crucificado, e sua morte na Cruz tem um valor muito importante para o homem. É por isso que Ele reproduz as suas chagas em alguns santos.
Não será hora de realmente dar crédito a tudo aquilo que Jesus Cristo ensinou e de colocá-lo em primeiro lugar na nossa vida?
Posso dizer que Deus já ocupa o primeiro lugar na minha vida e que procuro seguir todos os seus mandamentos?
Façamos o propósito de colocar a Deus em primeiro lugar na nossa vida e que os estigmas dos santos sejam um grande apoio para a nossa fé!
Obs: há um filme que conta a história do Padre Pio que vale a pena assisti-lo
Veja no youtube o Padre Pio celebrando a Missa e outros vídeos:
Uma santa semana a todos!


Pe. Paulo.

Sobre o autor