Evangelho

Gostaria de falar esta semana sobre o valor da leitura do Evangelho.

Quem de nós não deseja obter a sabedoria da vida?
– ter uma luz sobre tudo o que ocorre na nossa vida: saber por que aquilo aconteceu; tanto as coisas boas como as coisas ruins;
– ter uma luz para saber como nos comportar da melhor forma em cada momento;
– ter uma luz sobre o sentido desta vida, o porquê afinal de contas nós existimos; o porquê da alegria, da dor, do trabalho, do cansaço, das dificuldades desta vida, etc, etc.

Estas luzes, esta sabedoria, nós obtemos lendo o Santo Evangelho.

O Evangelho é fonte de Sabedoria por dois motivos:
– porque o seu autor é nada mais nada menos do que o próprio Deus!!! Quantos livros nós já lemos na nossa vida? São de inúmeros autores. São valiosos, sem dúvida, contém uma sabedoria; mas não vai além de uma sabedoria humana.
– porque Deus quis que assim o fosse.

Mas, a leitura dos Santos Evangelhos é muito mais rica do que adquirir esta Sabedoria extraordinária.

Ler os Santos Evangelhos é encontrar uma Luz constante para os nossos passos.
Ler os Santos Evangelhos é conhecer a fundo Jesus Cristo, modelo de todo cristão.
Ler os Santos Evangelhos é alimentar o amor a Jesus Cristo, que se nutre conhecendo cada detalhe da sua vida.
Ler os Santos Evangelhos é encontrar consolo no amor de Deus que se torna tão patente através das suas páginas.
Ler os Santos Evangelhos é ser cristão, pois ser cristão é imitar Cristo em todas as nossas ações; e isto só se consegue conhecendo a fundo a sua vida.
Ler os Santos Evangelhos é interagir com Cristo, vendo-nos em cada personagem que lá aparece: vendo-nos em Simão Pedro, em São João, em Pilatos, no cego Bartimeu, na mulher samaritana, etc, etc.
Ler os Santos Evangelhos é encontrar o Caminho, a Verdade e a Vida, que é o próprio Cristo, como Ele mesmo assim se referiu.

Por tudo isso, a leitura destes livros sagrados é de um valor inestimável.

Um santo nos aconselhava a ler o Evangelho todos os dias, cinco minutos. Deixando o último minuto para tentar aplicar o que foi lido na nossa vida.

Que tal fazermos esta experiência? Eu já faço isto há 30 anos e posso dizer que me tem feito um bem incalculável. Começo com S. Mateus, que é o primeiro evangelista, e vou lendo os outros evangelhos. Leio também as cartas posteriores até o livro do Apocalipse. Assim que termino, volto a ler novamente S. Mateus, procurando sempre luzes novas.

Que Deus abençoe a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor