
Gostaria de falar esta semana sobre a fortaleza ou, mais concretamente, sobre a importância de não se abater perante as dificuldades.
Dificuldades na nossa vida não faltam. O que precisamos é aprender a lidar com elas.
Gosto muito de lembrar o que dizia um sacerdote muito santo fazendo alusão à corrida de obstáculos: “os obstáculos, as dificuldades, existem para serem superadas e não para serem fonte de tristeza ou abatimento”.
De fato, imbuídos da visão cristã, podemos olhar todas as dificuldades assim: como desafios que Deus coloca diante de nós para superarmos, para crescermos diante deles.
Será que tenho visto as dificuldades deste modo? Tenho me abatido diante das dificuldades?
Como tenho reagido quando recebo o quinto não seguido de uma proposta de emprego?
Como tenho reagido quando estou tendo dificuldades nos estudos?
Como tenho reagido quando a doença de um parente querido tem se prolongado?
Como tenho reagido quando há apuros econômicos?
Como tenho reagido quando surgem várias dificuldades ao mesmo tempo?
O que Deus espera de nós diante das dificuldades?
1. Espera, em primeiro lugar, que saibamos que elas “fazem parte do jogo”.
Deus não conseguiria o nosso crescimento se elas não existissem. Assim como o esportista não se tornaria um esportista se não houvesse nenhum esforço para ser feito.
2. Em segundo lugar, Deus espera que, fazendo ainda alusão ao esporte, adquiramos o “espírito esportista”.
O esportista não se abate diante dos fracassos. Começa e recomeça um e outro dia sempre com espírito renovado, com a certeza que no dia de hoje dará um passo importante para atingir a meta.
O esportista olha para a meta e não para o que acontece no meio do caminho: se cai ou não cai.
O esportista sabe que a meta é possível. Nós também sabemos que é possível conseguir um novo emprego, é possível vencer uma dificuldade no relacionamento com uma pessoa, é possível ser forte para lidar com uma doença, é possível superar o abandono de uma pessoa querida, etc. E o que não é possível, para Deus é possível!!!
Desta forma podemos ser sempre otimistas: haja o que houver, aconteça o que acontecer!
Será que tenho sido uma pessoa otimista. Otimista a toda prova! Será que o meu otimismo tem penetrado até o último poro da minha alma? Se tenho fé, deveria ter este otimismo!
3. Em terceiro lugar, Deus espera que tenhamos paciência.
Muitas e muitas vezes o nosso problema é que não sabemos esperar. Queremos saltar o obstáculo já no primeiro dia. Nenhum esportista consegue isto!
Como já teremos percebido, Deus conta com dois elementos importantíssimos para o nosso crescimento: os obstáculos e a demora. Quanto crescemos com a demora! As musculaturas do esportista vão se enrijecendo com a demora. As fibras que permitirão saltar estes e muitos outros obstáculos vão se dilatando com a demora. Da mesma forma, com a demora, nossa alma é levada a crescer em fé, a crescer em paciência, a crescer em constância, etc. Virtudes importantíssimas para a nossa vida.
Peçamos a Deus que vejamos sempre as dificuldades da nossa vida com grande otimismo. Vivendo assim, não só não nos abateremos, como também infundiremos paz à nossa volta.
Uma santa semana a todos!