O amor é mais forte do que a morte

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “O amor é mais forte do que a morte (Cântico dos cânticos 8, 6)”.Lembro-me da primeira vez que li esta frase da Sagrada Escritura e fiquei diante dela com uma grande interrogação. Não entendia o que poderia significar esta afirmação, mas ao mesmo tempo intuía que havia nela uma enorme profundidade.Passado o tempo, com a ajuda de Deus, fui entendendo pouco a pouco o seu significado e, de fato, é uma frase para guardarmos no fundo do nosso coração.

a) primeiro significado: o amor perdura para sempre

De fato,  o ensinamento cristão é que a morte não é o fim do amor,  mas é o começo da vida em “plenitude de amor” com Deus. O amor perdura para sempre: cruza o umbral da morte e vai em busca da sua plenitude na união com Deus e com todos que vivem no seu reino.

Que verdade consoladora: o amor é eterno!!!

b) segundo significado: o amor vence qualquer “morte”

Este foi o significado que entendi recentemente: o amor vence tudo aquilo que pode significar para nós a morte.  O amor vence:
– o desânimo
– a falta de motivação
– a depressão
– a tristeza mais profunda
– o sentimento de baixa auto-estima
– a dor de uma doença
– a amargura de uma dificuldade econômica, etc.

De fato,  a força do amor, do amor de um ideal,  do amor por alguém, do amor pelo marido, pela esposa, pelos filhos, por algum familiar é capaz de dar-nos as energias que precisamos para sairmos do abismo mais profundo que possamos nos encontrar. Um testemunho eloquente neste sentido é o que dá Viktor Frankl no seu livro “Psicólogo num campo de concentração” onde vivendo em Auschwitz, via aqueles que não tinham um amor onde se agarrar perder a sua vida em poucos dias.

O amor não só é a força para superarmos situações tremendas que podemos passar nas nossas vidas, como também é mais forte do que as maiores barreiras de amor que podem ter sido criadas nas pessoas que vivem à nossa volta.

Quantas vezes nos deparamos com situações de um cônjuge que ficou completamente distante do outro cônjuge, de um filho que rompeu relações há tempos com um pai ou uma mãe, de uma cunhada que não dirige mais o olhar para a concunhada, de uma nora que não fala mais com a sogra, etc. Então nos perguntamos: será que há solução? Sim, há solução! O amor é mais forte do que estas barreiras de gelo; o amor é mais forte do que a morte!

O amor destrói estas barreiras!!!

Amemos estas pessoas sem parar e levaremos surpresas! O amor desinteressado, sincero, derrete, amolece os corações! Só é preciso ter paciência para ver o resultado! E, ainda que não vejamos o resultado cabal, sentiremos uma paz e uma libertação no nosso coração de ter feito o que Deus nos pedia.

Peçamos a Deus nunca mais nos esqueçamos desta verdade e que ela se grave a fundo no nosso coração: “O amor é mais forte do que a morte (Ct 8, 6)”.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor