O valor da fé

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “O valor da fé”.

Estive pensando recentemente: “quem tem fé vê coisas incríveis”. Pensei nisso porque, como sacerdote, ouço histórias verdadeiramente impressionantes, a todo momento. A história que me despertou para escrever esta mensagem foi muito simples, mas me fez enxergar como Deus atua na vida dos homens.

Uma moça jovem que faz tratamento contra um câncer linfático estava na expectativa de receber os resultados da primeira bateria de quimioterapia. De repente a campainha toca. Era o carteiro que viera entregar-lhe algumas correspondências. Ela abriu uma das cartas e viu uma imagem um pouco incomum de Jesus Cristo, pois Ele aparecia sorrindo. Minutos depois, recebeu um telefonema do laboratório informando que 99% de seu câncer havia desaparecido. Antes, além de o câncer estar presente em todos os linfonodos, havia uma massa cancerosa do tamanho de um punho em seu pulmão. Agora, não restava praticamente nada. A moça viu naquela fotografia de Jesus Cristo um sinal de Deus. E ela pensa assim porque está rezando muito, e há muita gente rezando intensamente por ela.

Mesmo que esse não seja um sinal de Deus, mas apenas mera coincidência, quem tem fé, porque reza, pode interpretá-lo como a atuação de Deus em sua vida. Talvez se alguém contasse um fato isolado para nós, poderíamos pôr em dúvida se houve naquela situação a atuação de Deus ou não. Mas quem tem fé, e isso não é possível explicar com simples palavras, vê Deus atuar aqui e ali na sua vida de modo impressionante. Vê verdadeiros “mimos” ou “sinais” de Deus, e sua vida se enche de uma grande alegria, pois se sente como uma criança pequena nos braços amorosos de Deus.

Será que eu vejo sinais de Deus em minha vida? Vejo as coisas incríveis que há nela? Tudo é uma questão de fé, pois Deus existe e o que mais deseja é intervir na nossa vida!

Outro exemplo de como quem tem fé vê coisas incríveis aconteceu com um rapaz um tempo atrás. Ele era estudante de uma faculdade e fazia direção espiritual com um sacerdote amigo. Um dia esse sacerdote lhe disse que era muito bom rezar uma Ave-Maria antes de começar a estudar, pois Nossa Senhora o ajudaria a tornar mais eficaz o seu estudo. Passou o tempo e a verdade é que aquele rapaz se esqueceu do conselho. Certo dia, atrapalhado com a falta de tempo, ficou desesperado ao perceber que faria uma prova no dia seguinte e só teria uma hora para estudar. Nesse momento, como muitos de nós costumamos fazer na hora do aperto, lembrou-se do conselho do sacerdote. Rezou com toda a fé a Ave-Maria e pôs-se a estudar intensamente. Resultado: conseguiu assimilar maravilhosamente e no dia seguinte fez uma prova como não fazia havia muito tempo. Na vez seguinte que esteve com o sacerdote, disse-lhe: “Seu padre, agora entendi o valor de uma Ave-Maria!”.

Que bom seria se todos nós descobríssemos o valor de uma Ave-Maria, se descobríssemos o valor da fé! Passaríamos a viver uma vida, como dizia um santo, “com os pés na terra e a cabeça no céu”. Teríamos uma vida “em contato com os anjos”!

Nesse sentido, é uma pena quando uma pessoa quer “dar uma de racionalista” e não experimenta a maravilha que é ter fé.
Mas quem deseja ser racionalista pode perceber uma coisa:
– quem tem fé é mais feliz e, como dissemos acima, não é por acaso: reza e vê Deus atuando realmente em sua vida!
– quem é “mais racional” é, inevitavelmente, mais azedo e pessimista!

Escolhamos o que queremos ser!

Façamos o propósito de rezar muito mais, de “arrancar” verdadeiras graças de Deus, e o resultado será inevitável: veremos coisas incríveis acontecer!

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho

***********************************************************************
Pe. Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro
Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela
Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto
Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São
Gabriel, em São Paulo.

Contatos

Telefones (para marcar um aconselhamento, uma
direção espiritual. Horário comercial, das 8h às 18h): 11 3885-2614, 11 9950-7337.
Email (para contato): falar.paulo@gmail.com
E-mail (para inscrição no Grupo Persevenza na Fé): perseveranza+subscribe@googlegroups.com

Blog: http://perseveranza.blogspot.com (aqui você tem acesso a todas as mensagens divulgadas e também pode inscrever-se no Grupo e receber as mensagens semanalmente).
Twitter: twitter.com/perseveranza
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001797967721
Telefones (para marcar um aconselhamento, uma
direção espiritual. Horário comercial, das 8h às 18h): 11 3885-2614, 11 9950-7337.
Email (para contato): falar.paulo@gmail.com
E-mail (para inscrição no Grupo Persevenza na Fé): perseveranza+subscribe@googlegroups.com

Sobre o autor