O valor da missa

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a importância de participar da missa aos domingos”.

Costumo pensar que há dois grandes motivos para participarmos da missa todo domingo. O primeiro deles:

a) somos muito mais abençoados!

Todos nós gostamos de ser abençoados! Todos nós gostamos de contar com as bênçãos e com a proteção de Deus para nós, para a nossa família, para o nosso trabalho etc. E a verdade é que, pelo fato de sermos filhos de Deus, que é nosso Pai, Ele está sempre nos abençoando. Como bom Pai que é, nunca vai nos abandonar.

No entanto, quem está perto dEle é muito mais abençoado!

Vamos supor uma pessoa que esteja longe da casa do seu pai e raramente o visita. Se se tratar de um bom pai, ele nunca deixará de rezar por seu filho e nunca deixará de ajudá-lo naquilo que for possível. Mas, se esse filho conseguir estar frequentemente junto do pai, visitando-o toda semana, não há dúvida de que seu pai poderá fazer muito mais por ele.

Ou seja, se frequentarmos a casa do nosso Pai, a ajuda que receberemos dEle será muito maior.
Por isso costumo dizer que quem vai à missa todo domingo é muito mais abençoado. E isso eu vejo com os meus olhos nas pessoas que atendo. Então eu digo brincando que “só tonto não vai à missa todo domingo”. Só não vão à missa aqueles que se contentam em ter apenas uma bençãozinha de Deus.

b) vivemos uma reunião familiar e somos abrasados por todo o amor de Deus!

A palavra lar vem de lareira, que traz a ideia de calor. Pensar no lar é pensar no calor que vem da união familiar. E, nesse sentido, percebemos como é gostosa a reunião familiar de domingo. Como é gostoso ir à casa da nonna ou da mamma para o almoço de domingo e ver os irmãos, os tios, os primos e sentir o calor de uma família.

Deus, que é um grande Pai — e, mais ainda, um paizão —, gosta de reunir a sua família ao redor da mesa da sala de jantar (da mesa do altar) a cada domingo. Pensando no tamanho do seu coração, dá para imaginar quanto Ele fica feliz ao estar junto dos seus filhos nessa hora.

Se filhos, sobrinhos e netos já sentem um fogo especial ao estar diante dos seus pais da terra, muito mais sentiremos nós ao estar junto do coração do Pai. Sentimos um fogo abrasador!!!

Qual de nós não quer sentir esse fogo? Qual de nós não quer experimentar esses laços familiares profundos, divinos? Qual de nós não quer ser abrasado no seu coração e sair à rua desejando fazer o bem a todas as pessoas, desejando mudar o mundo? Pois é isso que acontece quando vamos à missa.

Por isso, mais uma vez eu digo: “Só tonto”, e digo isso de uma maneira carinhosa, “não vai à missa todo domingo”!

Entendendo melhor agora esses dois motivos, e poderíamos acrescentar muitos mais, compreende-se por que Deus colocou como preceito irmos à missa todo domingo. Toda a lógica para entendermos os seus mandamentos é a lógica do amor, desse amor imenso de Deus, que nos ama com loucura.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor