Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “o valor do batismo”.
Infelizmente, poucas pessoas sabem hoje todo o significado do batismo e pensam que se trata apenas de uma bênção de Deus.
De fato, é uma bênção de Deus, mas é muito mais do que isso!
O batizado tem dois efeitos impressionantes:
a) com o batizado, Deus passa a morar na alma da criança
Quem não gostaria de ter Deus dentro de sua alma? Todos nós gostaríamos! E o que faz o batismo é pôr Deus dentro da alma de uma criaturinha. Deus se serve do batizado para entrar em nossa alma e fazer dela a sua morada. A partir desse momento, Deus estará lá dentro 24 horas por dia, inspirando, iluminando, protegendo e, como bom artista, lapidando aquela alminha para que então comece a se parecer cada vez mais com Ele.
Sabendo disso, não é verdade que seria bom que o batismo acontecesse quanto antes?
Sabendo disso, não é verdade que, com um pouquinho de fé, não deixaríamos para o filho escolher se quer ser batizado, pois o estaríamos privando de ter Deus quanto antes no seu coração? Como dizia um bom santo, nenhum pai espera o filho crescer para decidir se dá comida a ele ou não, pois o alimento é um bem e não se questiona. Da mesma forma, com um pouquinho de fé, sabemos que Deus é um superbem e não se questiona o seu valor.
b) com o batizado, a criança se torna filha de Deus
Não só Deus passa a morar dentro da alma da pessoa batizada como ela recebe uma graça que a torna “filha de Deus”.
De certa forma, todos nós somos filhos de Deus, com ou sem o batizado. Mas o batizado faz algo diferente: com ele, Deus leva a pessoa para a sua casa. Quando ela nasce, ainda não está dentro da casa de Deus. Com o batizado, Deus a leva para a sua casa e faz uma aliança com ela, o que a faz ser parte da sua família. Essa aliança nunca mais se romperá.
Qual de nós não quer que seu filho ou sua filha sejam levados por Deus para pertencer à sua família?
Esses são os dois grandes efeitos do batismo! Espero que a consideração desses dois efeitos leve a todos a apreciar enormemente esse sacramento e a desejar que seus filhos e os filhos dos conhecidos e amigos sejam batizados quanto antes.
Espero também que a data do batismo de cada um de vocês passe a ser um dia muito especial: o dia da entrada de Deus na própria alma (que permanecerá lá enquanto estivermos no estado de graça) e o dia da entrada na casa deste Pai tão bom que é o nosso Deus. É um dia para ser comemorado especialmente a cada ano.
Uma santa semana a todos!!!
Padre Paulo M. Ramalho
falar.paulo@gmail.com
site.fecomvirtudes.com.br
https://www.instagram.com/fecomvirtudes/?hl=pt-br
Para receber minhas reflexões, instale o TELEGRAM e inscreva-se aqui: https://t.me/padrepaulo
*******************
Padre Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.