Gostaria de falar esta semana sobre o oferecimento de obras.
O que é o “oferecimento de obras”?
É esta oração que muitas pessoas têm o hábito de fazer logo ao acordar e que é renovada ao longo do dia.
Em que consiste esta oração?
Consiste numa reação natural de, uma vez acordado, agradecer a Deus mais um dia de vida. Uma vez que agradecemos a Deus mais um dia de vida, vem o desejo de oferecer a Deus tudo aquilo que fazemos fazer naquele dia. Daí oferecer “todas as obras” a Deus.
Vocês já experimentaram a diferença que é oferecer a Deus uma obra nossa: oferecer a Deus a cama que vamos arrumar, o café que vamos preparar, o trabalho, a aula, o estudo, o esporte, o descanso, etc?
Não é verdade que quando oferecemos uma obra nossa a Deus esta obra passa a ter outro sentido, outra dimensão? Quando oferecemos a Deus:
– a ação se enobrece;
– a ação se eleva;
– dá vontade de fazê-la com o máximo de capricho;
– nos sentimos felizes por saber que estamos agradando a Deus;
– a ação deixa de ter um sentido meramente humano, pessoal, temporal;
– a ação se torna uma obra de amor: amor a Deus e amor ao próximo; etc, etc.
É importante ter presente também um ensinamento cristão preciosíssimo: toda ação boa que oferecemos a Deus, Ele encaminha o mérito desta ação para as pessoas que estão necessitadas no mundo. Assim Deus encaminha o mérito de um café da manhã preparado com capricho, de um trabalho feito com perfeição, de uma aula assistida com esmero, etc, para as pessoas que estão sofrendo nos hospitais, para que sejam aliviados nos seus sofrimentos, para as pessoas que estão abandonadas no mundo, para que encontrem um coração amigo, etc, etc.
Não é verdade que ter presente o que acabamos de dizer dá outra dimensão a tudo o que fazemos? Não é verdade que dá sentido até àquelas ações que julgamos sem graça como abrir uma janela, fechar uma porta, atender um telefone, arrumar a casa, lavar uma louça, tirar o pó dos móveis, arrumar um armário, organizar um fichário, etc? Tudo isto posso oferecer a Deus e todo o mérito destas ações Deus pode encaminhar às pessoas que estão precisando. Inclusive podemos oferecer a Deus pedindo por alguém em concreto: pela nossa mãe, pelo nosso pai, por uma tia que está no hospital, pelo concurso que prestará um primo nosso, etc.
Podemos oferecer tudo a Deus inclusive as pequenas cruzes de cada dia: uma dor de cabeça, um resfriado, o convívio com uma pessoa chata, uma doença, etc. E se as oferecemos, Deus encaminhará o mérito desta obra para alguém que esteja precisando neste momento.
Sugiro a seguir uma oração de oferecimento de obras:
Obrigado, meu Deus, por mais um dia de vida!
Agradeceria que neste dia o Senhor esteja junto de mim, para que me defendas; dentro de mim para conserves; diante de mim, para que me conduzas; atrás de mim, para que me guardes; sobre mim, para que me abençoes.
Ofereço neste dia os meus pensamentos, para que se dirijam a vós; minhas palavras, para que falem de vós; meus olhos, para que não tirem o foco de vós; meu coração, para que se enamore de vós; e todo meu ser, para que seja vosso.
Ofereço neste dia todas as minhas obras e que neste oferecimento encontre o sentido da minha vida, a razão do meu existir; que encontre a razão de realizar desde as coisas mais pequenas e insignificantes até as coisas mais valiosas; que encontre a razão de padecer os pequenos e grandes sofrimentos.
Senhor, que todas as minhas obras sirvam para a vossa maior glória e para todas as pessoas necessitadas na terra. Assim seja, assim seja.
Que encontremos no oferecimento de obras renovado ao longo do dia a motivação e a alegria do nosso existir!
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo