Gostaria que pensássemos nesta semana no otimismo.
Que alegria é encontrar pessoas otimistas, com uma visão positiva das coisas e do futuro, uma pessoa carregada de esperança. Que tristeza, por outro lado é cruzar com pessoas pessimistas, amargas, azedas, descrentes.
Qual é o ensinamento cristão? Que em qualquer situação ou circunstância que estejamos passando, sejamos otimistas.
Por que ser otimistas?
– Porque Deus pode tudo e está do nosso lado.
– Porque nada é por acaso e Deus faz concorrer tudo para o bem.
E se:
– Eu ficar doente? Foi porque Deus quis e só está permitindo isto porque vai tirar um bem maior para mim e para as pessoas que vivem ao meu redor.
– Meu pai perder o emprego? Foi porque Deus quis e só está permitindo isto porque vai tirar um bem maior para mim e para as pessoas que vivem ao meu redor.
– Eu não passar no Vestibular? (Desde que tenhamos feito a nossa parte, estudar bem) Foi porque Deus quis e só está permitindo isto porque vai tirar um bem maior para mim e para as pessoas que vivem ao meu redor.
É assim que as coisas acontecem! Nada é por acaso. E se algo é ruim, é “aparentemente” ruim, pois Deus faz concorrer todas as coisas para o bem.
Será que eu sou uma pessoa otimista? Ou eu sou daqueles que sempre tem um comentário negativo, uma visão amarga, uma postura sem muita esperança?
Façamos o propósito de, a partir de agora, sermos sempre muito otimistas, de não deixar nenhuma fibra da nossa alma ser contagiada pelo pessimismo, pela tristeza. Mas nunca esqueçamos o motivo da nossa esperança, uma vez que façamos sempre a nossa parte: Deus faz sempre concorrer todas as coisas para o bem!
Que Deus vos abençoe!
Pe. Paulo