Para ser revolucionários: combater o pessimismo

Olá todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “para ser revolucionários: combater o pessimismo”.

Queremos mudar o mundo, sonhamos com um mundo onde somos rodeados de amor por todos os lados, sem nenhum pingo de ódio, de violência, de injustiça, sem sofrimento, sem corrupção etc. Um mundo onde haja uma disputa para ver quem faz o outro mais feliz. Mas muitas vezes nos abatem as dificuldades que existem para que haja esta transformação.

Justamente neste sentido, o Papa Francisco, falando à Comunidade de Varginha, no dia 25 de julho, nos dizia:

“Queria dizer uma última coisa, uma última coisa. Aqui, como em todo o Brasil, há muitos jovens. Hein, jovens! Vocês, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício. Também para vocês e para todas as pessoas repito: nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo com o bem. A Igreja está ao lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé, de Jesus Cristo, que veio «para que todos tenham vida, e vida em abundância» (Jo 10,10)”.

Que palavras de alento nos dá o Papa! “Nunca desanimem, no percam a confiança, não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar, o homem pode mudar”.

Com a experiência que tenho orientando, aconselhando, as pessoas, eu posso dizer de boca cheia: a realidade pode mudar, as pessoas podem mudar!!! Vejo isto todos os dias nas pessoas que dirijo espiritualmente: como elas melhoram, como elas mudam!!! É certo que as pessoas precisam ter um mínimo de disposição, de abertura. Mas há muita gente aberta, disposta.

Vamos fazer uma corrente do bem!!! Vamos juntar as pessoas dispostas, abertas e, juntos, vamos contagiar os outros, fazer algo pelos outros.

Aqueles 3,7 milhões de jovens de todas as partes do mundo na praia de Copacabana na Jornada Mundial da Juventude é um convite à esperança. Aqueles 3,7 milhões são um reflexo de que há muita gente, inclusive os jovens, dispostos a mudar este mundo, a instaurar a “civilização do amor”.

Não deixemos que o pessimismo tome conta de nós!!!

Pense numa iniciativa boa, fale com os amigos e comece a colocar em prática! Se todos os que estamos bem dispostos fazemos isto, haverá uma revolução no mundo.

Vamos fazer este propósito nesta semana: pensar numa iniciativa boa. E falar com os amigos. E colocar em prática. Mesmo que demore alguns meses. E que não desistamos no meio do caminho.

Neste sentido, espantemos também a preguiça, a inércia de ficar parados. Muitos pessimistas são no fundo preguiçosos que se servem do pessimismo para justificar a preguiça.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo