Presença de Deus

Gostaria de falar esta semana sobre a presença de Deus.
E a pergunta que podemos fazer é esta: onde está Deus?
Esta pergunta faz lembrar o que um garoto respondeu quando lhe fizeram esta pergunta. Na simplicidade que só as crianças sabem ter ele disse: “Deus está em todas as partes, mas onde Ele costuma parar mais é nas igrejas!”
Tenho que confessar que este garoto respondeu com muita propriedade: de fato, Deus está em todas as partes e onde Ele “costuma parar mais” ( o certo seria dizer: “onde Ele está de modo especial”) é nas igrejas.
A propósito, o que a Igreja nos ensina a respeito da sua presença no mundo?
1. Em primeiro lugar que Deus é Omnipresente. 
Isto é, está em todas as partes. Portanto está ao nosso lado onde estivermos: na rua, no quarto, no carro, no escritório, na cozinha, na sala de aula, etc. Portanto podemos conversar com Ele o tempo todo, onde estivermos.
Nós não o vemos, mas, como disse a uma santa, “é muito pouco o que nos impede de vê-lo”.
É o que disse também, por exemplo, à Gabrielle Bossis: 25 de maio de 1939. “Vive na intimidade comigo”. Eu. “Acontece, Senhor, que não te vejo”. Ele: “Vês e ouves no cinema pessoas que não estão lá. Mas Eu es tou sempre contigo, mesmo que não me vejas” (683).
E, também: 1938. Eu: “Meu amor, quando nos veremos? Tu me vês, mas eu não te vejo”. Ele: “Não, mas porta-te como se me visses” (486).
2. Em segundo lugar que está, de fato, de modo especial nas Igrejas. 
Pois na Igreja Ele está guardado no Sacrário. E lá Ele está com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Hóstia consagrada. Por isso a Igreja é um lugar especial de oração. Obs: para identificar onde está o Sacrário na Igreja, basta ver onde está a lamparina (vela acesa de grande dimensão que indica a presença de Cristo).
3. Em terceiro lugar que Ele está de modo especial na alma em graça.
É aquela promessa que Jesus fez: Aquele que me ama, meu Pai o amará e nós viremos a ele e nele faremos morada”.
Esta é uma das verdades mais surpreendentes do cristianismo: a presença da Santíssima Trindade na alma de quem está em estado de graça. Uma alma em graça é como um Sacrário ambulante!
Daí em a origem da palavra “entusiasmo”. Entusiasmo vem do grego e significa (in + theos): Deus dentro. De fato, quem tem a Deus dentro da sua alma, só pode ser uma pessoa “entusiasmada”!!!
Obs: “estar em graça” significa não ter na alma nenhum pecado grave; pois todos eles foram perdoados na confissão.
Como se vê, Deus pode nos rodear de todos os lados: porque está em todas as partes, porque está de modo especial nas Igrejas, porque pode estar de modo inefável na nossa alma em graça. Por isso, se pode dizer que Deus é o grande “companheiro” da nossa vida. Vivamos na sua presença e nossa vida se encherá de uma felicidade sem igual.
* * *
Obs: na próxima 4f enviarei uma mensagem dirigida a todos aqueles que tem fé e devoção à Nossa Senhora, convidando a todos a fazerem, se ainda não o fizeram, a imposição do Escapulário.
Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo.

Sobre o autor