Purificar os pensamentos

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “purificar os pensamentos”.

Toda educação que recebemos visa aperfeiçoar as nossas ações. E isso é muito bom e é uma tarefa que não pode parar.

Porém, o ser humano é feito de dois mundos: o mundo exterior, que é o mundo que costuma ser objeto da educação, e o mundo interior, que é o mundo dos pensamentos, sonhos e imaginação.

Apesar do mundo interior não ser objeto normal da educação é fundamental que também o seja. Veja, por exemplo, o que provocam os maus pensamentos:  angústia, depressão, ansiedade, tristeza, melancolia, medo, desânimo, raiva, desejos de vingança etc.

Ou seja: quantos pensamentos são responsáveis por tirar dois bens que gostaríamos que nunca fossem tirados, e Deus também, do nosso interior: a paz e a alegria. Se os pensamentos podem nos levar a perder esses bens, seria muito bom que estivéssemos mais atentos a eles, que os educássemos.

E como se educam os pensamentos?

Não é tarefa fácil. O mundo exterior é muito mais fácil de ser educado. Há duas formas de educar os pensamentos:

a) forma negativa

Educamos os pensamentos propondo-nos a cortar qualquer pensamento negativo, qualquer devaneio que nos leva a tirar a paz e a alegria.

Toda vez que percebermos que estamos pensando, por exemplo, algo que nos angustia, algo que nos entristece, que alimenta a ansiedade etc, cortar este pensamento imediatamente. Não dar espaço a estes pensamentos, não dar trela.

Se formos repetindo este exercício diariamente, pouco a pouco iremos conseguindo por rédeas aos nossos pensamentos.

b) de forma positiva

Trata-se de preencher a nossa cabeça com coisas positivas.

Preencher a nossa cabeça com coisas boas que podemos fazer aos outros, a um amigo, ao marido, à esposa, aos filhos, a um colega de trabalho, a Deus. Há tanto que fazer neste mundo!!! Não há tempo a perder pensando coisas negativas.

Façamos o propósito de purificar os nossos pensamentos. Sem esta tarefa, por fora as coisas podem estar bem, mas por dentro não estarão ou muitas vezes não estarão.

Deus deseja a nossa paz e a nossa alegria, mas parte dela é tarefa nossa, da educação do mundo interior. Não deixemos também de pedir auxílio a Deus quando nos vemos sem forças para combater os maus pensamentos.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor