Ser bem resolvido

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “ser bem resolvido”.

Quem não gostaria de ser uma pessoa bem resolvida? Ser equilibrada, sem grandes altos e baixos, sem grandes tristezas e sobressaltos?

Alguém poderia dizer: isso depende muito das circunstâncias! De fato, as circunstâncias influenciam poderosamente a vida de uma pessoa. Mas é verdade também que depende muito de cada um de nós. Tirando casos mais isolados, o que torna uma pessoa bem resolvida são as virtudes. O que torna uma pessoa serena é a virtude da serenidade.

O que torna uma pessoa alegre é a virtude da alegria. O que faz uma pessoa ser bem resolvida afetivamente é a virtude da esperança e do abandono nas mãos de Deus. O que faz uma pessoa ser bem resolvida no trabalho é a virtude da laboriosidade, da humildade. O que faz uma pessoa ser bem resolvida no relacionamento com as pessoas é a virtude da caridade. O que faz uma pessoa ser bem resolvida profundamente, lá no fundo do seu coração, é a fé em Deus, a virtude da fé.

Poderíamos prolongar essa lista com dezenas de outros exemplos. Para ser uma pessoa bem resolvida, não basta ter um excelente diploma, ter uma aparência boa, ter uma conta polpuda no banco, estar em excelente forma física etc. Hoje o mundo está muito exteriorizado, voltado para fora, para o “ter”: ter um diploma, ter uma casa, ter um corpo impecável, ter dinheiro. O que precisamos é de virtudes! Ou seja, se desejo ser uma pessoa bem resolvida, preciso dedicar tempo ao crescimento pessoal.

Para esse crescimento pessoal nas virtudes sugiro três iniciativas:

a) fazer um exame de consciência no fim de cada dia para avaliar, na presença de Deus, como foi nosso comportamento, desde a hora em que acordamos até aquele momento. Examinar o que fizemos de bom e o que não fizemos bem, tirar um propósito de melhora para o dia seguinte.

b) ler livros que ajudem no crescimento pessoal: a Bíblia, e em especial o Novo Testamento, livros sobre virtudes, biografia de santos etc.

c) ter uma direção espiritual. A tarefa do diretor espiritual é justamente fazer as pessoas crescer nas virtudes, tendo Jesus Cristo como modelo.

Sejamos pessoas mais bem resolvidas e a paz reinará em nosso coração e poderemos espalhar esta paz a muita gente.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor