Gostaria de falar esta semana sobre o valor da Santa Missa.
Qual é o seu valor: simplesmente infinito!!!
Como sabemos isto? Por várias formas. Vejamos duas:
a) palavras dos santos
Se conhecêssemos o valor da Santa Missa, morreríamos de alegria (São João Maria Vianney).
Se soubéssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa, que esforço tão grande faríamos para assisti-la (São João Maria Vianney).
A Santa Missa alegra toda a corte celestial, alivia as pobres almas do purgatório, atrai sobre a terra toda a sorte de bênçãos, e dá mais glória a Deus do que todos os mártires juntos, do que as penitências de todos os homens, do que todas as lágrimas derramadas pelos homens desde o princípio do mundo e do que tudo o que possam fazer até o final dos séculos (São João Maria Vianney).
Vale mais assistir devotamente uma Missa do que jejuar um ano inteiro de pão e água (São Leonardo).
Saiba, ó cristão, que vale mais assistir devotamente uma Missa do que distribuir todos os bens aos pobres e passar a viver como um mendigo por toda a terra (São Bernardo).
Há na Santa Missa tantos mistérios como gotas de água no mar, como átomos de pó no ar e como anjos no céu; não sei se jamais saiu da mão do Altíssimo mistério mais profundo (São Bernardo).
b) pelo que ela nos dá
O que a Santa Missa nos dá?
Infinitas graças: todas as graças que necessitamos para nós, nossos familiares e o mundo. Se Deus não nos sustentasse, o que seria de nós? Onde obtemos estas graças? Na Santa Missa. Ela é a fonte de “todas as graças”. Quem vai à Santa Missa é mais “agraciado”, protegido, sustentado por Deus. É notável a diferença da proteção e ajuda que Deus dá a quem vai à Santa Missa de que não vai.
A Missa nos dá também o “autor das graças”: Jesus Cristo. Que promessas Ele fez se o recebêssemos? Promessas impressionantes: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue terá a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6, 54).
Só pelos dois motivos apontados acima se vê como é importante assistir à Santa Missa e que Deus tenha querido que a assistíssemos todos os domingos e dias de guarda.
Como costumo dizer às pessoas, Deus sabe o que faz. Se pediu que a assistíssemos todos os domingos, não é por acaso. Sabe o quanto ela é importante para nós. Sabe também que se não dedicamos pelo menos uma vez por semana a visitá-lo na sua casa, dificilmente Ele será o primeiro na nossa vida.
Que estas idéias nos sirvam para pensar no valor que a Missa tem representado para nós, nos sirvam para assisti-la, se ainda não a assistimos regularmente, e nos sirvam para amá-la um pouco mais.
Que Deus abençoe a todos!
Pe. Paulo