Terço

Como o mês de outubro é o mês do Rosário, gostaria de falar nesta semana sobre esta devoção tão grata a Nossa Senhora.
Sobre o terço há duas histórias que me marcaram profundamente e que me levaram a dar um valor enorme a esta devoção.
A primeira delas ocorreu na vida de S. João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes e também conhecido como Cura d’Ars (cura é sinônimo de sacerdote e Ars é a cidade, na França, onde ele passou a maior parte da sua vida).
Um dia, na paróquia do Cura d’Ars, apareceu uma senhora que chorava compulsivamente pela morte do seu marido. Ela estava no fundo da Igreja. O Cura d’Ars notou a sua presença e foi falar com ela. Perguntou porque ela estava chorando daquela forma. Ela respondeu que era porque o seu marido acabava de morrer e ela achava que ele havia se condenado. Então o Cura d’Ars se voltou para ela e disse:
– Ele não se condenou. Ele se salvou!
Ela perguntou:
– E como o senhor sabe?
Ele respondeu:
– Lembra aquele dia que você estava andando com ele na rua e pediu para ele pegar uma rosa num jardim para colocá-la aqui na Igreja aos pés de Nossa Senhora?
Ela respondeu:
– Lembro!
Ele respondeu:
– Pois, então, Nossa Senhora não se esqueceu. Ele se salvou!
Outra história é a que ocorreu com S. Domingos de Gusmão. Um dia Nossa Senhora apareceu a ele e lhe disse que cada Ave-Maria do terço é como uma rosa que cai aos seus pés.
Pois bem, juntemos as duas histórias: uma rosa apenas entregue a Nossa Senhora fez a diferença para salvar a alma daquele senhor. O que não farão 50 Ave-Marias que caem aos pés de Nossa Senhora quando rezamos o terço!!!
Há muitas mais histórias espetaculares relacionadas com o terço que comentarei em outras ocasiões. No entanto, só por estas que contei penso que nos servem para percebermos o valor da sua devoção!
Quantos santos o recomendaram!!!
Quantas papas o recomendaram!!! O Papa João Paulo II, que tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, era conhecido por estar sempre com a mão no bolso da batina rezando o terço. Via-se claramente que se apoiava no terço para levar a Igreja para frente. E que bons “estragos” ele fez no seu pontificado!
Façamos o propósito de rezá-lo mais vezes. Precisamos rezar para que muitos males do mundo deixem de existir!
Façamos o propósito de rezá-lo, se possível, ao menos algum dia da semana, em família. O Papa João Paulo II fazia esta recomendação e dizia que pensássemos se não era o caso de assistir menos a televisão e dedicarmos um pouco mais a esta oração tão valiosa.
Segue em anexo um link onde há um roteiro de como rezar o terço:
Deixo à disposição também um link onde vocês podem baixar o terço em mp3 e ouvi-lo no celular, no carro, andando na rua, etc. Talvez não se identifique exatamente com a forma que vocês rezam, pois há várias formas de rezá-lo:
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo.

Sobre o autor