Gostaria de falar esta semana sobre a importância do elogio.
Uma das coisas mais agradáveis na convivência diária é ouvir elogios sobre as coisas que realizamos. Por outro lado, uma das coisas mais desagradáveis na convivência diária é ter ao nosso lado pessoas que só sabem criticar as coisas que realizamos.
Receber um elogio:
– anima;
– nos faz respirar ar puro;
– nos faz experimentar que vale a pena viver;
– nos faz experimentar que somos úteis, valemos para algo;
– nos dá forças para vencer as dificuldades, etc.
Receber uma crítica:
– desanima;
– afunda;
– desgasta a relação;
– nos faz respirar um ar pesado;
– nos faz sentir inúteis;
– nos tira forças para vencer as dificuldades, etc.
Por que é tão importante ressaltar esta diferença gritante entre o elogio e a crítica? Porque cada vez mais aumentam o número de pessoas que “só sabem criticar” e isto é altamente destruidor para o casamento, para a relação familiar, para a relação profissional, etc. Quantos e quantos casamentos vão à falência por isto? Quantas e quantas famílias vivem dentro de casa um clima terrível devido a isto? Quantos e quantos ambientes de trabalho são insuportáveis em consequência disto?
E por que isto acontece? Por uma série de motivos. Poderíamos escrever um tratado sobre este tema, mas vamos ao menos enunciar três principais motivos.
1. Desejo desmedido de perfeição. Queremos que as coisas estejam perfeitas. Não admitimos que as coisas não estejam perfeitas. Mesmo que alguém tenha progredido 80% em algo, vamos dizer que ainda faltam 20%.
2. Por estarmos mal resolvidos por dentro, julgando-nos fracassados. Ficamos azedos e olhamos tudo de forma azeda.
3. Por inveja. Não suportamos que os outros se destaquem e façam coisas boas. Como reação, criticamos.
O que podemos dizer sobre isto? Que ambos os motivos têm algo em comum: a pessoa que critica está sempre mal resolvida por dentro: ou ela tem um desejo desmedido de perfeição, ou ela se considera uma fracassada ou é uma pessoa invejosa.
É importante que tenhamos isto presente para não pensarmos que a crítica (a crítica negativa) não é uma qualidade como muitos pensam (ter personalidade), mas é um defeito, mais ainda uma doença da alma.
Esforcemo-nos por elogiar as pessoas que convivem conosco e experimentaremos uma transformação radical no relacionamento humano!!!
Maridos: nunca deixem de elogiar suas esposas! Isto não é só para a época do namoro.
Esposas: nunca deixem de elogiar seus maridos! Isto não é só para a época do namoro.
Pais: nunca deixem de elogiar os filhos!
Filhos: nunca deixem de elogiar os pais!
Chefes: saibam elogiar frequentemente seus funcionários!
Etc, etc….
Viver toda e qualquer relação humana de modo positivo, sabendo elogiar quando for oportuno, vendo tudo com otimismo e esperança, é de uma grande sabedoria. Este foi sempre o ensinamento de Cristo. Sigamos este caminho e seremos felizes!
Uma santa semana a todos!
Pe. Paulo