A recompensa dos generosos

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a recompensa dos generosos”.
 
Deus não deixa de retribuir nada do que fazemos a Ele e ao próximo.
 
Essa é uma verdade da qual jamais devemos duvidar. É uma verdade da qual jamais podemos esquecer.
 
Para vocês verem como essa verdade é inquestionável, gostaria de relatar um fato, entre os inúmeros que me chegam nessa linha, do qual tomei conhecimento recentemente.
 
Outro dia um padre amigo meu me contou que na sua paróquia foi realizada uma missão durante uma semana. A missão consistia em visitar os católicos residentes na circunscrição da paróquia para acolhê-los, falar das atividades da igreja e pôr-se à disposição para lhes ajudar no que fosse preciso. Numa das casas encontraram uma senhora com nove filhos que ficou muito agradecida com a visita e disse aos missionários que queria dar-lhes um testemunho.
 
Começou então dizendo que tinha nove filhos e que três deles estavam desaparecidos, mas que apesar de tudo estava muito agradecida a Deus por Ele ter feito um grande milagre na sua vida. Uns anos atrás, morando na rua com os filhos, aconteceu de só ter um bife para lhes dar de comer. Estando naquela situação, deparou com um mendigo cuja condição ela julgou ser pior do que a dela que lhe pediu algo para comer. Sentindo pena dele, decidiu lhe dar o bife, e seus filhos ficaram sem nada. Esse episódio passou e ela foi tocando a vida como pôde. Poucos anos depois, ainda numa situação de penúria, foi abordada por um senhor bem-vestido. Quem era esse senhor? Era o mendigo que havia ganhado aquele bife naquela ocasião. E o que aconteceu foi que ele conseguiu sair da indigência e se tornou um empresário, então estava ali para agradecer à senhora aquela atenção que recebera e também para ajudá-la materialmente. De fato, ele a ajudou conseguindo para ela uma casa e oferecendo um emprego na sua empresa para o filho mais novo.
 
Que impressionante é essa história!!! Como Deus não esquece nenhum gesto de generosidade que fazemos a Ele e aos seus filhos!!!
 
Um fato semelhante, mas mais simples, aconteceu com uma moça que veio me dar o testemunho de como Deus é bom. Em determinado dia, ela saíra de casa sem tomar café e levou um lanche para comer no escritório. No caminho do trabalho, cruzou com um mendigo que lhe pediu esmola. Ela decidiu lhe dar o seu lanche. Já despreocupada com isso, eis que no meio da manhã uma pessoa, de modo inusitado, se aproximou dela e lhe ofereceu um sanduíche.
 
Assim é Deus!!! Não deixa de retribuir nada do que fazemos a Ele e ao próximo!!! Será que tenho sido generoso e ajudado as pessoas necessitadas? Tenho tido gestos semelhantes a esses que foram relatados?
 
Façamos o propósito de ser muito generosos com Deus e com os seus filhos, nossos irmãos. Vivendo assim, não tenham dúvida de que seremos objeto daquela promessa de Cristo: “Dai, e dar-se-vos-á. (Quem viver assim colocarei) no seu regaço uma medida boa, cheia, recalcada e transbordante” (Lucas 6, 38).
 
Uma santa semana a todos!!!
 
Padre Paulo M. Ramalho
falar.paulo@gmail.com
site.fecomvirtudes.com.br
https://www.facebook.com/FeComVirtudes?ref=hl
*********************************************
Padre Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.



Sobre o autor