
Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a sétima bem-aventurança: bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça”.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Nesta bem-aventurança, Jesus Cristo nos fala que serão muito felizes os que forem perseguidos por difundirem a sua doutrina (a justiça). Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Deus olha com especial carinho as pessoas que difundem a sua doutrina na terra. É assim que vamos mudar este mundo: instaurando o reino do amor, da compreensão, da justiça, do perdão, do respeito, do amor devido a Deus etc. No entanto, como sabemos, basta nos propormos a difundir o bem para aparecer inimigos, para aparecer pessoas que começarão a nos perseguir. Isso aconteceu com Jesus Cristo e isso acontece com todos aqueles que se propõem a arregaçar as mangas para fazer o bem.
Isso é assim, pois o bem incomoda aqueles que não o estão buscando. Isso acontece também por inveja. Uma pessoa que segue o caminho do bem vai ser admirada por uns e consequentemente vai suscitar inveja em outros.
Mas Cristo diz que difundir o seu reino, a sua justiça é a tarefa mais nobre que há, e por isso “grande será a vossa recompensa”. Que estas palavras de Jesus Cristo consolem todos aqueles que seguem o caminho do bem. Quantas vezes, por seguirmos o caminho do bem:
– somos incompreendidos;
– somos vítimas de calúnia, de fofoca e de intriga pela inveja;
– somos demitidos de um emprego;
– nos tiram o tapete;
– somos deixados de lado;
– somos perseguidos etc.
Que nada disso nos faça encolher e seguir o caminho do mal. Vamos continuar seguindo o caminho do bem e ter a certeza de que Deus nunca nos deixará na mão. Muito pelo contrário: “grande será a vossa recompensa nos céus”. Também temos uma recompensa grande aqui na terra. Fazer o bem nos dá uma alegria profunda, que não tem preço. Todos que fazem o bem experimentam essa alegria.
Sejamos, portanto, pessoas que vivem a justiça de Deus, os dez mandamentos, e os espalham para todas as pessoas. Isso é espalhar o reino da justiça, da caridade e do amor.
Que cada um de nós veja nesta semana se tem vivido assim, difundindo o reino de Deus com coragem, com audácia, sem encolhimento. Viver assim é seguir os passos de Cristo e encontrar uma grande felicidade na terra. Vale a pena!!!
Uma santa semana a todos!
Padre Paulo