Combatendo a tristeza

Olá a todos!

Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “combater a tristeza”.

Se folhearmos o livro do Eclesiástico, vamos encontrar no capítulo 30 estas palavras:

22. Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.

23. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
24. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti,
25. pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.

Que belas são essas palavras!!!

Não entregues a tua alma à tristeza! Afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma!

Todos nós sabemos que a tristeza não nos faz bem. Porém, apesar de o sabermos, quantas vezes nos deixamos levar por esse mau sentimento!

O que fazer para que não entre a tristeza no nosso coração?

a) em primeiro lugar, “mortificar a nossa imaginação”

Os autores espirituais nos ensinam esta importante tarefa: “mortificar a imaginação”. Isso significa afastar a imaginação de tudo aquilo que não nos faz bem. Santa Teresa chamava a imaginação de “a louca da casa”. Tem razão, pois a imaginação costuma ser um elemento descontrolado da nossa personalidade, conduzindo nossos pensamentos a verdadeiros charcos de tristeza, inveja, rancor etc.

Vamos fazer, em primeiro lugar, o propósito de, toda vez que nos dermos conta de que estamos pensando algo ruim, cortar esse pensamento imediatamente. É um exercício. Quanto mais o fizermos, mais conseguiremos colocar rédeas em nossa imaginação.

Uma dica também é substituir as preocupações e tristezas pela oração. As preocupações consomem; a oração cura, fortalece, dá ânimo.

b) em segundo lugar, procurar concentrar nossos pensamentos em coisas boas

Por que ficar dando voltas no que entristece se há tantas coisas boas nesta vida para agradecermos e festejarmos?

As pessoas simples sabem valorizar todas as coisas boas e pequenas desta vida. Uma noite bem dormida, um bom café da manhã, o céu azul, uma árvore florida, o canto dos pássaros etc. De quantas coisas boas estamos cercados!!! E não só coisas pequenas, mas também coisas muito grandes e valiosas.

Há certo temperamento dado ao pessimismo. É próprio de pessoas que têm o hábito de ficar olhando para os problemas, as dificuldades. Por trás desse temperamento se escondem muitas vezes um medo, uma covardia, uma insegurança e até uma preguiça de arregaçar as mangas e enfrentar os problemas. Todos nós sabemos que muitos problemas se resolvem com um pouco de sacrifício e esforço. Mas muitos pessimistas não estão dispostos a esse sacrifício.

c) em terceiro lugar, crescer na consciência da filiação divina

Todos nós somos filhos de Deus!!! Deus é nosso Pai e está ao nosso lado para nos ajudar em todas as dificuldades. Por que a tristeza, o desânimo, se temos esse Pai, que está disposto a dar a sua vida para sermos felizes, como fez com Jesus Cristo?

Muitas pessoas se afundam na tristeza porque não são conscientes ou falta-lhes a fé nessa realidade. Este é um bom pedido a Deus: ajudar-nos a nunca perder a consciência de que somos seus filhos!!!

Tem razão o Eclesiástico quando nos diz que a alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. Que a alegria do homem torna mais longa a sua vida. Peçamos a Deus que nunca nos esqueçamos dessas palavras que tão bem fazem à nossa alma.

Uma santa semana a todos!

Padre Paulo 

Sobre o autor