Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo desta semana: “consolo pela perda de uma pessoa querida”.
Perder um familiar, uma pessoa próxima é muito doloroso. Como podemos encontrar consolo nessa hora? Pensei em escrever estas linhas para que vocês possam ter à mão nessa hora umas palavras que sirvam como alimento para acalmar o coração.
Em certa ocasião, o Papa Francisco, falando a esse respeito, disse estas palavras: “Diante desse momento de dor e provação, é preciso buscar conforto em Jesus Cristo Ressuscitado, pedindo a Deus que a nossa esperança não esmoreça nessa hora”.
De fato, é em Jesus Cristo onde encontraremos o maior conforto, o maior consolo. E Jesus nos disse numa ocasião: “eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Todos nós procuramos nessa hora o Caminho para encontrar a paz, a Verdade que nos possa iluminar sobre esse mistério, a Vida que nos possa reerguer novamente. Pois bem, Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.
Jesus é o Caminho! Então, Jesus, mostra-nos alguns Caminhos para encontrar consolo!
Penso que Jesus nos diria que podemos nos consolar em primeiro lugar sabendo que essa pessoa falecida continua existindo. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. De fato, a Igreja nos ensina que nossa vida é eterna. Essa pessoa falecida não está mais fisicamente presente aqui conosco como estava antes, mas ela continua existindo na outra vida que é eterna.
Depois Jesus nos diria que podemos nos consolar sabendo que foi Ele quem a chamou. A morte é um chamado de Deus. Deus, que nos ama infinitamente, não vê a hora de nos chamar à sua Presença e nos levar, caso morramos na sua graça, ao seu Reino, que é o Reino da Suma Felicidade. Portanto a morte, seja do jeito que for, não é uma fatalidade, e sim um momento escolhido por Deus para irmos à sua Presença.
Depois Jesus nos diria que podemos nos consolar sabendo que Ele talvez tenha chamado essa pessoa mais cedo porque, sendo muito boa e morrendo na graça de Deus, tenha uma missão importante a desempenhar no Céu, que está exigindo a sua presença ali junto de Deus.
Depois Jesus nos diz que se Ele nos tira algo, Ele dá algo em troca. Se Ele nos tira a presença física de uma pessoa querida, Ele nos dá o seu amor e a sua companhia de uma maneira mais intensa. Por isso, ao perdermos uma pessoa querida, procuremos a companhia amorosíssima de Jesus. Intensifiquemos a união com Ele, permaneçamos nos seus braços, deixemos Ele nos acariciar, enxugar as nossas lágrimas e nos consolar. Não há remédio melhor para acalmar o nosso coração do que essa doce companhia de Jesus.
Podemos pensar em muitas coisas mais. Mas Jesus nos mostra que o Caminho para encontrar o consolo se compõe de algumas verdades, como essas que mencionamos aqui. Essas verdades podem nos consolar muito. E tanto mais nos consolarão, quanto maior fé tivermos. Por isso é importante conhecer essas verdades e crescer na fé. E crescemos na fé pedindo-a diariamente a Deus.
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” Portanto diante da dor da perda de uma pessoa querida precisamos encontrar conforto em Jesus e nos seus ensinamentos. Quando Jesus se encontrou com as santas mulheres subindo para o Calvário, elas estavam chorando desconsoladamente. Então Jesus se voltou para elas e lhes disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas por vossos filhos, pois, se assim se trata o lenho verde, o que será com o seco?”. Ou seja, Jesus é o lenho verde. Com Ele, superamos os momentos mais dolorosos da nossa vida como a perda de pessoas que tanto amamos.
Uma semana abençoada a todos!!!
Padre Paulo