Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “lições da Bíblia – I: com Deus não há nada a temer”.
Quantas e quantas vezes Deus diz no Antigo Testamento que, se nós seguirmos os seus caminhos, se nós obedecermos às suas leis, Ele estará sempre conosco e nenhum mal que não seja permitido por Deus ocorrerá em nossa vida? Nenhum inimigo poderá nos vencer.
Para ilustrar essa verdade, entre tantos episódios, gostaria de citar o que ocorreu com a cidade de Jerusalém quando o império assírio quis tomá-la.
Livro dos Reis capítulo 18:
13 No décimo quarto ano do reinado de Ezequias, Senaquerib, rei da Assíria, veio e atacou todas as cidades fortes de Judá, tomando-as de assalto.
14 Então Ezequias, rei de Judá, mandou dizer ao rei da Assíria em Laquis: Cometi uma falta. Deixa de me atacar. Eu me submeterei a tudo o que me impuseres. O rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, uma contribuição de trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
15 Ezequias entregou todo o dinheiro que se encontrava no templo do Senhor e nas reservas do palácio real.
16 Tirou também o revestimento de ouro que ele mesmo havia posto nas portas do templo do Senhor, e entregou tudo ao rei da Assíria.
O rei Ezequias, que reinava em Jerusalém a essa altura, era um excelente rei e agradava a Deus em tudo. Apesar de ter dado todo aquele ouro e prata ao rei da Assíria, este não se contentou e decidiu tomar a cidade.
Os assírios eram extremamente cruéis. Torturavam, arrancavam a pele dos seus inimigos, degolavam e, além disso, possuíam um exército enorme e muito bem estruturado. O rei Ezequias não teria a menor condição de vencê-los.
Em determinado momento, um enviado do rei da Assíria disse a uns representantes do rei Ezequias na porta da cidade de Jerusalém:
31 Não deis ouvidos ao rei Ezequias! Eis o que vos diz o rei da Assíria: Fazei a paz comigo.
32 (…) Não deis ouvidos a Ezequias, pois ele vos engana quando vos diz que o Senhor vos livrará!
Livro dos Reis capítulo 19:
5 Os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías, e este lhes respondeu: Eis o que diz o Senhor:
6 Não te assustes com as palavras que ouviste e com os ultrajes que proferiram contra mim os servos do rei da Assíria.
7 Vou enviar-lhe um espírito que, ao receber uma certa notícia, o fará voltar à sua terra, onde o farei perecer pela espada.
9 (…) Senaquerib (general assírio) mandou novamente mensageiros a Ezequias para dizer-lhe:
10 Isto direis a Ezequias, rei de Judá: Não te deixes enganar pelo Deus no qual puseste a tua confiança, pensando que Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria.
14 Ezequias tomou a carta das mãos dos mensageiros e leu-a; subiu depois ao templo e abriu-a diante do Senhor,
15 rogando-lhe: Senhor, Deus de Israel, que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra. Vós fizestes os céus e a terra.
16 Inclinai, Senhor, os vossos ouvidos e ouvi! Abri, Senhor, os vossos olhos e vede! Ouvi a mensagem de Senaquerib, que mandou blasfemar o Deus vivo!
19 Mas vós, Senhor, nosso Deus, salvai-nos agora das mãos de Senaquerib, a fim de que todos os povos da terra saibam que vós, o Senhor, sois o único Deus.
Ezequias não tinha outra alternativa senão recorrer a Deus. E o que aconteceu naquela noite?
35 Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres.
Ou seja, com Deus não há nada a temer!!! Não importa que sejamos mais fracos, não importa que o obstáculo seja insuperável. Deus pode tudo!!! Qual o nosso papel? Estar do seu lado, ser-lhe fiel aos ensinamentos, obedecer-lhe. Quantas vezes vemos no Antigo Testamento que, daqueles que se afastaram de Deus, Deus também se afastou, e eles ficaram à mercê dos seus inimigos? O que vale mais a pena: estar com Deus, obedecer aos seus mandamentos ou seguir os nossos caminhos?
Uma santa semana a todos!!!
Padre Paulo M. Ramalho
falar.paulo@gmail.com
https://www.instagram.com/fecomvirtudes/?hl=pt-br
https://www.facebook.com/FeComVirtudes?ref=hlas
Para receber minhas reflexões, instale o TELEGRAM e inscreva-se aqui: https://t.me/padrepaulo
*********************************************
Padre Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Cursou o ensino médio no colégio Dante Alighieri. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce. Atende direção espiritual na igreja Divino Salvador, Vila Olímpia, em São Paulo.