O sentido da Quaresma

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: “a Quaresma”.

Vamos dar uma pequena pausa nas bem-aventuranças para falar um pouco sobre a Quaresma. Como vocês sabem, a próxima quarta-feira será a famosa Quarta-Feira de Cinzas, dia em que se inicia o período da Quaresma. Mas o que significa a Quaresma? Qual a sua origem?

A Quaresma remonta há muitos séculos, quando os cristãos viram a necessidade de reservar um período para a preparação da maior festa da Igreja, que é a Páscoa, dia em que Jesus Cristo nos salvou morrendo na cruz. Depois de algumas variações, foi estabelecido o período de quarenta dias, que começa com a Quarta-Feira de Cinzas.

A Quaresma é, então, um período de preparação para a Páscoa. E como se faz essa preparação? Faz-se pensando que:
– é o pecado que nos afasta de Deus e levou Jesus a vir à terra para nos salvar;
– devemos procurar arrancar o pecado da nossa alma;
– dentro em breve nos encontraremos com Deus, e Ele quererá ver a nossa alma mais pura – quanto possível; os quarenta dias da Quaresma simulam toda a duração da nossa vida; – – – como se tivéssemos só quarenta dias para ir ao encontro de Jesus; portanto não há tempo a perder.

O centro da Quaresma é a consciência do pecado e o desejo de tirá-lo da nossa alma. É nesse sentido que a Quaresma é um período de penitência, no qual devemos ter como objetivo purificar a nossa alma.

Que penitência ou sacrifício podemos fazer no período da Quaresma?

Sugiro alguns:
– não tomar refrigerante, ou ao menos diminuir seu consumo;
– não comer chocolate, ou consumi-lo em menor quantidade;
– não comer doce, ou reduzir o consumo;
– acessar menos o Facebook, o whatsapp, o Instagram;
– não comer fora de hora;
– tomar menos cafezinho;
– não jogar videogame, ou jogar menos;
– ouvir menos música etc.

A escolha do sacrifício vai de cada um. Mas, além do sacrifício, a Igreja nos aconselha a, neste período, intensificar a oração e a esmola.

Intensificar a oração: pensar mais em Deus. Em geral, lembramo-nos de Deus poucas vezes no dia. Se estamos nos preparando para ir ao seu encontro, se Deus deve ser o primeiro amor em nossa vida, é normal que pensemos nEle muitas vezes no dia. Sugiro que vocês rezem pelo menos três vezes por dia: de manhã, ao acordar, no meio do dia, alguma breve oração, e à noite, antes de deitar.

E a esmola, o que significa?

O significado normal é ajudar uma pessoa necessitada. Mas não podemos nos esquecer de que podemos dar esmola no dia a dia às pessoas que vivem à nossa volta:
– a esmola do sorriso
– a esmola da ajuda, do serviço
– a esmola da paciência
– a esmola do afeto, da atenção

Por fim, não podemos nos esquecer de que a Igreja recomenda o jejum e a abstinência de carne em dois dias especiais na Quaresma: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa (sexta-feira antes da Páscoa):
– abstinência de carne a partir dos 14 anos;
– jejum e abstinência dos 18 aos 60 anos.

O jejum não significa não comer nada, mas comer menos do que o habitual. Muitas pessoas tomam um café mais fraco, almoçam como de costume e fazem um jantar mais frugal.

Como dizia São João Paulo II, o fruto da Quaresma é Jesus Cristo. É verdade! Com toda a certeza, viver a Quaresma, como dissemos acima, é algo que nos aproximará muito mais de Deus. Vale a pena!

Uma santa Quaresma a todos!

Pe. Paulo

Sobre o autor